COSEMS-PB comemora escolha da Paraíba e Amapá para iniciar projeto nacional para ampliar a cobertura vacinal

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, participou nesta quinta-feira (12) de reunião com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Projeto #Vacinar para não voltar, que será iniciado pelos estados da Paraíba e Amapá e tem como objetivo a reconquista das altas coberturas vacinais em todo o país.

Para a Paraíba estão sendo organizadas as informações existentes sobre as causas das baixas coberturas vacinais no período 2015-2021 (parcial) em 25 municípios da Paraíba.

Serão implementadas ações de apoio ao Plano Nacional de Imunização (PNI) para reverter a baixa cobertura vacinal nacional, cuja curva crescente desde 2013 foi agravada pela pandemia da Covid-19 e elaborado conjuntamente com estados e municípios o plano de ação operacional de imunizações 2021-2025 para cada município, com base nas informações existentes e entrevistas.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, o projeto será muito importante para o alcance das coberturas vacinais no país. “O projeto é maravilhoso e estamos muito orgulhosos da Paraíba ter sido escolhida para iniciá-lo. Gostaria de reafirmar que o COSEMS estará participando efetivamente de sua divulgação e execução junto aos municípios”.

O projeto Vacinar para não voltar é uma iniciativa da Fiocruz, Bio-Manguinhos, SUS e Ministério da Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Sociedade Brasileira de Imunização e do Grupo Mulheres do Brasil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 2 =