COSEMS participa de discussão para implantação da Central de Regulação Estadual

Nesta quinta-feira (16) o COSEMS participou do Grupo de Trabalho de Atenção e Vigilância em Saúde, junto aos gestores de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande e Esperança, além da Secretaria de Estado da Saúde, técnicos da SES e técnicos de regulação de João Pessoa e Campina Grande, para discutir a implantação da Central de Regulação Estadual.

O COSEMS apresentou as dificuldades em regular os pacientes, especialmente para serviços de atenção vascular e oncologia e reforçou a necessidade de qualificar a rede vascular na regulação. Como sugestão propôs a realização de mutirão para atender demanda de vascular.

A gestão de João Pessoa relatou que o erro no fluxo é um dos grandes problemas na falta de acesso. O Hospital São Vicente é referência para todos os municípios do estado, ocasionando esse estrangulamento na atenção vascular.

João Pessoa possui 28 leitos contratualizadoe e 80% dos pacientes atendidos são de outros municípios. O município disse que a APS precisa ser fortalecida para evitar o agravamento dos diabéticos, evitando a amputação.

Diante destas e outras demandas, a SES explanou o início da construção do Plano de Regulação Estadual; cuja proposta de regulação hospitalar será iniciada pela Rede Materno-infantil. A solicitação será pelas centrais, todas direcionadas as CERH.

A regulação ambulatorial obedecerá à definição de protocolos estaduais, cujo processo será iniciado pela 3ª Macro.

A SES fez uma análise da capacidade instalada da macro e posteriomente, será ampliado para todo o estado.

Ao final ficou encaminhada a proposta da SES de implantação da CRE iniciando pela rede materno-infantil à CT da CIB; João Pessoa fará o levantamento da demanda de vascular e encaminhará à SES e o Ministério Público Federal será convidado para discussão sobre a temática.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 17 =