Alhandra é destaque em live do CONASEMS com apresentação de experiência exitosa realizada durante a pandemia

Na 6ª Roda de Conversa da Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS dentre os projetos de destaque no enfrentamento à pandemia da Covid-19 apresentados, um dos destaques foi do município de Alhandra, com ações desenvolvidas pela vigilância em saúde integradas às redes de atenção. Os projetos apresentados foram selecionados na 3ª etapa da I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS. A roda foi mediada pelo médico sanitarista e professor de saúde coletiva da UCPEL, Arilson Cardoso.

De acordo com a gestora do município de Alhandra e autora, Albarina Kelly de Lima Oliveira, através da adoção de uma ação organizada e adoção de teleconsulta, a secretaria de saúde ampliou o acesso, o que resultou em diagnóstico, tratamento, monitoramento e esclarecimentos junto à população.

A autora da experiência exitosa destacou que houve redução dos agravos clínicos e consequentemente benefícios aos pacientes e familiares, com ampliação também dos serviços de fisioterapia e psicologia.

Para o comentarista-convidado desta terça-feira (27), o médico pediatra membro do laboratório de saúde coletiva (LASCOL), Jorge Harada, as ações são reproduzíveis e mostram a reestruturação da rede e a importância do papel estratégico da atenção básica, com ações como a de Alhandra. “Com ações que vão além dos protocolos com de diagnóstico, tratamento e dão conta de vários processos, que funciona como clínica ampliada que junto com o protocolo resultam em bons resultados e demonstram responsabilidade sanitária. Parabéns pelo trabalho e vamos em frente”, disse.

Confira o link da apresentação da live apresentada dentro da programação do I Congresso Virtual do CONASEMS:

https://www.youtube.com/watch?v=mGNnVlTQeFk&feature=emb_title

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 11 =