COSEMS-PB apresenta ao presidente do TCE-PB diagnóstico da saúde da Paraíba para melhor destinação de recursos públicos nos municípios

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), Soraya Galdino participou na manhã desta sexta-feira (02), de uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz, a procuradora do Ministério Público Federal, Janaina Andrade e três diretores do TCE-PB, para apresentação de um estudo sobre um diagnóstico da saúde na Paraíba.

O estudo denominado “Necessidades Assistenciais de Saúde da Paraíba: Uma Perspectiva Para Mitigar a Dificuldade do Acesso ao Cuidado”, apresenta informações qualificadas para que os legisladores municipais, estaduais e federais da Paraíba possam destinar emendas parlamentares para a saúde de forma eficiente. No diagnóstico, constam detalhes das reais necessidades relativas aos serviços e equipamentos de saúde por macrorregião no estado. No relatório do COSEMS-PB, a Paraíba apresenta um déficit de equipamentos de diagnóstico por imagem de média e alta complexidade.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, afirmou que “é necessário sensibilizar os agentes públicos a fim de direcionar os recursos atendendo a real necessidade de saúde da população, com maior investimento e melhor distribuição de equipamentos de diagnósticos”.

O presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, declarou apoio às causas da educação pública e prometeu agendar uma reunião com a presença do deputado federal Damião Feliciano, membro da Comissão Permanente de Educação, para tratar da pauta. Esse encontro estar agendado para acontecer próxima segunda-feira (05) na sede da Corte.

Durante a reunião, a procuradora da República Janaina Andrade pontuou que a ideia é levar para cada parlamentar informações qualificadas para que possam, dentro do seu poder discricionário, destinar de maneira mais eficiente os recursos. De acordo com ela, o projeto do COSEMS-PB, tem relevância “porque é um diagnóstico das necessidades de serviços e ações de saúde de todo o estado”. E na oportunidade, pediu o apoio do TCE-PB.

Também participaram da reunião, o diretor geral, Severino Claudino Neto, o diretor de Auditoria e Fiscalização, Eduardo Ferreira Albuquerque, o diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson Fernandes de Santana, as assessoras técnicas do COSEMS-PB Anna Katarina Galiza, Michelle Targino e Ana Maria Fernandes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =