3ª Assembleia Geral Ordinária marca celebração de 35 anos do COSEMS-PB com vídeo institucional, homenagem, discussões importantes e parabéns

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) realizou nesta segunda-feira (05), a 3ª Assembleia Geral Ordinária do COSEMS-PB, que aconteceu na Faculdade Unifacisa, em Campina Grande, com a participação da presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, do secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, da secretária executiva de Estado da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, do secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Arimatheus Reis e dos secretários municipais de Saúde.

O importante momento marcou a celebração dos 35 anos da fundação do COSEMS-PB no mês de junho, com a exibição de um vídeo institucional de personalidades que contribuem com o trabalho do COSEMS-PB na Paraíba. A presidente Soraya Galdino foi homenageada pela secretária Executiva do COSEMS-PB Ana Carolline Carvalho representando os membros da Diretoria do COSEMS-PB e recebeu um buquê de flores entregue pela secretária Administrativa do COSEMS-PB, Dáfia Izidoro. Emocionada, ela agradeceu a homenagem, as presenças do secretário, dos secretários executivos da SES-PB, respectivamente, Jhony Bezerra, Renata Nóbrega e Arimatheus Reis, e o secretário municipal de Saúde de Campina Grande e anfitrião, Gilney Porto pela organização do evento. E lembrou da sua atuação ao longo dos dez anos a frente da Presidência do COSEMS-PB.

“É um orgulho muito grande ser presidente do COSEMS-PB, são dez anos de trabalho. Entrei como vice-presidente e em fevereiro de 2013 assumi a Presidência. Desde então, foram muitas dificuldades e embates. Não foi fácil! O COSEMS-PB tem uma potencialidade grandiosa e foi crescendo, tornando-se o COSEMS-PB dos 223 municípios e dos gestores, que se sentem todos inseridos e defendidos em cada embate que fazemos. A Paraíba é um conjunto de municípios, se esse conjunto não avançar e não for além, o estado não avança sozinho”, afirmou Soraya.

A presidente destacou a missão do COSEMS-PB e lembrou da importância de todos que fizeram parte da história do Conselho. “O COSEMS-PB é importante nas pautas e decisões sobre saúde pública. E cumpre a missão de qualificar os gestores para atuar com eficiência no seu município. Nesses dez anos, conseguimos avançar muito, mas não podemos esquecer das lutas anteriores e das pessoas que contribuíram para o crescimento do COSEMS-PB. Estamos todos de parabéns”, concluiu.

Na reunião, a Alta Complexidade e suas áreas de estratégicas: oncologia, neurologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia e vascular, bem como, os Hospitais Universitários gerenciados pelo EBSERH, foram discutidos pelo secretário de Estado Jhony Bezerra. O ‘Opera Paraíba’; Regulação; e o Plano de Ação Estadual para enfrentamento do aumento de números de casos SRAG na Pediatria foram tratados pelo secretário executivo Arimatheus Reis. Estiveram também na pauta das discussões, a apresentação do fluxo do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer; Caravana da Rede Cuidar; e os Indicadores de alimentação e nutrição.

Durante a 3ª Assembleia Geral do COSEMS-PB, os secretários municipais de Saúde foram presenteados com uma necessaire personalizada com o seu nome e o nome do seu município em alusão aos 35 anos do COSEMS-PB. Após a realização da reunião do Comitê Intergestores Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (CIB-SES/PB), que aconteceu depois da Assembleia, foi cantado os parabéns para o COSEMS-PB com um lindo bolo de 35 anos fechando com chave de ouro o grande dia.