10/Out – Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído para estimular a população e os gestores a refletir sobre questões sociais, políticas, econômicas e de cuidados relativos às pessoas com transtornos mentais. “O preconceito, a discriminação e a exclusão social, são problemas sérios enfrentados por essas pessoas. Por isso, é necessário esclarecer a população que todos estão sujeitos a sofrer com algum tipo de sofrimento psíquico em alguma fase da vida”, disse a chefe da divisão de Saúde Mental da Secretaria, Débora Carvalho.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 12% da população precisa de algum atendimento especializado em Saúde Mental, seja ele eventual ou contínuo.

Em 2001, o governo federal propôs mudanças no modelo de tratamento a pessoas com transtornos mentais para evitar o isolamento. O foco do tratamento passou a se basear nos benefícios do convívio com a família e a comunidade, dentro dos preceitos da reforma psiquiátrica brasileira.Para o tratamento das pessoas com transtornos mentais severos e persistentes são utilizados recursos terapêuticos voltados para a recuperação a partir da reinserção social. “O importante é evitar que haja a necessidade da internação do paciente.

 

Fonte: SES – PR
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − quatro =