Web oficina do IdeiaSUS apresentou exemplo de Queimadas

O COSEMS-PB participou ma tarde desta quarta-feira(15) das 14h às 16h de mais uma web oficina da Curadoria em Saúde para sistematização das práticas, junto ao IdeiaSUS/Fiocruz e UFPB. A prática de hoje à tarde foi foi apresentada pelo município de Queimadas.

As práticas estão sendo apresentadas e debatidas com apoio e orientações da Curadoria em Saúde da UFPB e especialistas convidados.

A equipe da Secretaria de Saúde de Queimadas apresentou o “Sistema de Informação Esus+ como ferramenta de gestão e gerenciamento das ações em saúde”, priorizando o registro das informações, sendo primordial para uma gestão qualificada e de facilitação do processo, monitoramento e planejamento, contando com apoio e acompanhamento do prefeito e secretário municipal de Saúde.

Entre os especialistas convidados, a oficina contou com a partipação do coordenador-Geral de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Paulo Sellera que tem experiência na área de Gestão da Informação, Monitoramento e Avaliação, contribui muito com a prática, principalmente pensando na sustentabilidade de manter viva essa prática de saúde no município.

Para Cláudia LeCcoq do IdeiaSUS/Fiocruz a prática é um excelente instrumento de gestão.

O aluno da UFPB, Edvan Allves que acompanha essa prática em saúde junto ao Projeto de Curadoria em Saúde da UFPB, sob a coordenação de André Bonifácio e Gabriella Soares, destacou que a experiência é espetacular para a gestão de qualidade dessa prática, pois a a informação transforma e dinamiza todo o processo para melhor atender os usuários.

O COSEMS-PB parabeniza todos que fazem a gestão de saúde de Queimadas e destaca que “obter a qualidade nos dados traz entre outras vantagens, a utilização racional dos recursos financeiros. Não se trata apenas de só ter a informação, e sim o que fazer com essa informação, entendendo que ela deve gerar uma ação que corresponda e atenda a necessidade local. É muito importante para o município ter a informação sempre atualizada”, disse Michele Targino, Assessora Técnica e Coordenadora da Rede Colaborativa do COSEMS.

Pensando nisso, o COSEMS busca sempre divulgar essas ações e práticas exitosas em saúde aos demais gestores e, na oportunidade, destacou e estimulou que os municípios inscrevam essas práticas na 1ª Mostra Virtual no Congresso do Conasems.

A rodada web de práticas de saúde do Projeto IdeiaSUS envolve oito secretarias municipais de saúde e o COSEMS com a prática do Projeto E Agora, Gestor? e acontecem nos dias 20, 22, 27, 29 deste mês e 3, 10 e 14 de agosto, sempre no turno da tarde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 15 =