Secretária de Saúde de João Pessoa é eleita presidenta da 1ª Comissão Intergestores Regional

d r t . r j . 15855.

Com o propósito de discutir questões, processos e planejamentos de saúde pertencentes à Comissão Intergestores Regional (CIR) da 1ª Região, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sediou o encontro mensal com gestores das Secretarias de Saúde do núcleo Mata Atlântica. Na ocasião, a secretária de Saúde de João Pessoa, Mônica Rocha, foi eleita por unanimidade como presidente da CIR.

A reunião aconteceu no auditório da Diretora de Atenção à Saúde (DAS), nesta terça-feira (09), e contou com participação dos gestores das 14 cidades que compõem a 1ª Região: João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

Durante a reunião, além da eleição para presidente, também houve eleição para suplentes e secretário da Comissão Intergestores Mata Atlântica. Como suplentes, os eleitos foram os secretários de Saúde do Município de Sapé, Geminiano Limeira, e de Santa Rita, Alysson Gomes. Para o cargo de secretária executiva foi indicada a enfermeira Nelma da Costa Sales, que trabalha com planejamento nos municípios do Conde e João Pessoa.

No encontro mensal ainda foram apresentados os planos de ações para o enfrentamento de óbitos maternos evitáveis, plano regional de rede de atenção a doenças crônicas, com linhas de cuidados de obesidade, planejamento macrorregional de educação permanente e o projeto de capacitação de conselheiros, que será realizado pelo Ministério da Saúde.

Além dos gestores de saúde, participaram da reunião, representantes do Instituto Solidariedade, do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) e do Departamento de Educação Permanente do Ministério da Saúde.

CIR – As Comissões Intergestores Regionais (CIR) têm caráter consultivo e deliberativo, sendo fóruns privilegiados para a negociação, pactuação, planejamento e avaliação da Gestão das Políticas de Saúde no Estado entre as Secretarias Municipais de Saúde, através de seus gestores. A Paraíba possui 16 Comissões Intergestores Regionais divididas por macrorregiões.

“Atualmente, a primeira região de saúde se encontra numa conjuntura privilegiada, tendo em vista que é a única região do Estado que já construiu e está monitorando um plano regional de todas as redes como: Rede Cegonha, de urgência e emergência, psicossocial, da pessoa com deficiência e agora estamos trabalhando na linha de cuidado de doenças crônicas”, destacou a secretaria Executiva da CIR, Nelma Costa.

As Comissões Intergestores Regionais têm como função atualizar e acompanhar a Programação Pactuada e Integrada (PPI) de atenção à saúde; desenhar o processo regulatório com definição de fluxos e protocolos; estimular estratégias de qualificação do controle social; apoiar o processo de planejamento local; constituir um processo dinâmico de avaliação e monitoramento regional e instituir um processo dinâmico de planejamento regional.

Fonte: Assessoria/JP

Fotos: Mazinho Gomes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =