Reunião do IdeiaSUS apresenta práticas de saúde em nove cidades de diferentes regiões paraibanas

Os gestores e autores de nove práticas de saúde acompanhados pelo Projeto IdeiaSUS da Fiocruz, COSEMS-PB e UFPB se reuniram ontem (15) de forma remota para apresentar a situação e as expectativas de cada prática de saúde dos municípios de Santa Luzia, Tenório, Barra de Santa, Queimadas, Esperança, Rio Tinto, João Pessoa e Campina Grande. Na reunião online também foi apresentada a experiência do “Projeto E agora, Gestor?” desenvolvido pelo COSEMS-PB.

Para a coordenação do Projeto IdeiaSUS, composto por COSEMS-PB, Fiocruz e UFPB foi um momento riquíssimo ao ouvir a superação, a adaptação e a ressignificação de práticas e saberes por parte dos municípios e do COSEMS para manter o desenvolvimento dessas práticas mesmo num momento de pandemia. “Um dos exemplos que tivemos no COSEMS-PB foi a readaptação do Projeto da Oficina E agora, Gestor? em tempos de COVID-19”, disse Ana Carolline Carvalho, secretária executiva do COSEMS.

A versão adaptada à realidade temporária tem o objetivo de acolher, apoiar, qualificar e atender aos anseios e demandas dos gestores de saúde da Paraíba, a fim de manter o objetivo do projeto, mas sendo realizadas oficinas em uma semana com quatro dias por macrorregiões de saúde, por meio do Google Meets.

Na programação foram incluídos questões de reflexão e de gestão, direcionando o olhar para o Gestor, como autocuidado, em sua saúde mental e física, sua qualidade de vida, além de exposição dialogada sobre a APS, vigilância em saúde, redes de cuidado, planejamento e financiamento saúde e orientações jurídicas sobre Decretos Municipais e o impacto sobre as compras e contratações públicas direcionados ao enfrentamento da COVID-19.

Desta forma, toda a equipe seguirá acompanhando a sistematização e registro dessas práticas e definir o cronograma de atividades de acordo com as necessidades e demandas desse período de pandemia na Paraíba, com o apoio dos técnicos do COSEMS e do Projeto da Rede Colaborativa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 5 =