Remédios naturais contra a gripe

Foto: Corbis.com

Foto: Corbis.com

Tosse, espirros, uma sensação de frio apesar de a temperatura do corpo ter subido, algum cansaço, dores de cabeça, congestão nasal, os olhos um pouco irritados e, olhando ao espelho, até um nariz vermelho, como se o nosso organismo quisesse dar algum sentido de humor aos sintomas. São vários e algo incômodos, os sintomas da gripe. É provável que já todos nós a tenhamos sentido no corpo. Tal como é provável que voltemos a senti-la. Apesar de tudo o mais comum é implicar apenas alguns dias de cuidados e repouso até a pessoa se sentir recomposta.

A gripe ocorre, mais frequentemente, nos meses de inverno, com o pico de contágio a surgir habitualmente entre Dezembro e Março. Trata-se de uma doença com uma taxa elevada de transmissão e em escolas, locais de trabalho e transportes públicos, lugares que concentram várias pessoas em pequenos espaços, o vírus da gripe costuma encontrar algumas “facilidades” de contágio.

Cuidados a ter

A prevenção é o primeiro trunfo contra a gripe. Para além do cuidado com a higiene e com o estilo de vida, temos a vacinação, considerada a medida preventiva mais eficaz. Todos os anos a Direcção-Geral de Saúde (DGS) aconselha o seu uso quando os períodos mais frios do ano se aproximam.

[pullquote align=”right|center|left” textalign=”left|center|right” width=”30%”]A gripe é uma patologia comum, geralmente inofensiva, mas que ainda assim exige alguns cuidados e atenção ao incômodo que provoca. [/pullquote]

Mas quando a prevenção não chega e o vírus faz mesmo o seu indesejado percurso, os sintomas começam-se a sentir. É a altura certa para o tratamento. Em casos mais graves – de persistência de sintomas ou havendo alguma condição médica anterior que requeira particular cuidado – o acompanhamento especializado poderá ser essencial.

Apesar de tudo – e porque é disto que aqui falamos – pode haver alguns conhecimentos úteis do tempo dos nossos avós. A verdade é que a gripe já fora descrita pelo próprio Hipócrates, há mais de dois mil anos atrás. E muitas outras formas de tratamento existiram muito antes da medicina como hoje a conhecemos.

Uma gripe exige sempre algum cuidado a quem tenha sido atacado pelo vírus. O repouso, evitando o contacto próximo com outras pessoas, para impedir o contágio, é essencial, tal como o cuidado em não se agasalhar. Mas a isto podemos juntar alguns “remédios”, passe o termo, caseiros e naturais. Antes de falarmos em alguns casos práticos, uma lembrança: são vários os elementos que encontramos na natureza com capacidade para aliviar sintomas da gripe – mas não os confunda com automedicação nem julgue saber mais do que o que o médico lhe aconselha.

Quando os remédios caseiros ajudam

O xarope de cenoura é uma estratégia já antiga, com algumas variações na receita. Damos-lhe uma: cortar uma cenoura às rodelas, juntar algumas gotas de limão e uma colher de chá de mel. Há também quem junte um pouco de açúcar. A cenoura possui propriedades que contrariam alguns dos sintomas da gripe, como a tosse ou o congestionamento das vias respiratórias. Mas atenção: este xarope de cenoura deve ser tomado com precaução e é contraindicado para indivíduos com diabetes.

Foto: Corbis.com

Foto: Corbis.com

Em moldes semelhantes temos também o xarope de alho. 150ml de água juntamente com 200g de açúcar e deixar ferver até formar uma mistura homogênea  Descasca-se e espreme-se o alho e aos poucos vão-se acrescentando os 80g de alho (aproximadamente duas cabeças de alho). Deixa-se ferver por mais 10 minutos. Depois é deixar esfriar, coar e acondicionar num recipiente de vidro. Repetimos o alerta: atenção às quantidades de açúcar (e isto é um cuidado que se aconselha a toda e qualquer pessoa).

O alho é um alimento particularmente poderoso. Tem sido utilizado pelo Homem como recurso culinário e terapêutico desde a Antiguidade, tendo-se descoberto inclusive papiros egípcios que o incluíam em diversas receitas terapêuticas. Atualmente já sabemos mais das suas propriedades mas, como em tantas outras coisas, convém ser consumido mas nunca em excesso.

Tal como o alho também o gengibre tem sido estudado pelas suas capacidades de reforço do sistema imunitário. A estes podemos ainda acrescentar o uso de Tomilho, uma planta que pode ser utilizada em chás, funcionando como um xarope natural contra a tosse. E ainda o óleo essencial do eucalipto, outro nutriente que toma parte em algumas receitas, com uma simples colher de chá a poder ser útil no descongestionamento das vias respiratórias.

Foto: Corbis.com

Foto: Corbis.com

Outra receita bastante comum: um chá de limão com uma colher de mel é outra opção a ter em conta – à qual ainda pode juntar um pouco de cebola. Consumido morno, e sem necessidade de açúcar, trata-se de um que chá que pode acalmar uma garganta eventualmente irritada, possuindo ainda vitamina C, a qual confere ao organismo mais capacidade de defesa contra o ataque viral.

Acima de tudo convém nunca esquecer que, em altura de gripe, é essencial manter o corpo bem hidratado. Infusões, sumos (em particular ricos em vitamina C) ou simplesmente água. O importante é não desidratar. Estes e outros remédios caseiros podem ser usados como complemento no tratamento de diversos sintomas da gripe. Caso os sintomas persistam convirá continuar atento. Uma gripe habitualmente não é um caso sério, passe a expressão. Mas é essencial evitar que degenere em algo mais grave.

Finalmente, embora em grupos de risco os cuidados tenham de ser redobrados, a verdade é que normalmente a gripe não é caso para alarme – o que não quer dizer que seja caso para desatar a fazer experiências caseiras. Lembre-se do essencial: líquidos, repouso e não desesperar. Vai ver que passado uns dias os sintomas desaparecem e aos poucos o nariz volta à sua cor natural.

Texto adaptado de publicação do MSN Saúde
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dois =