Presidente do COSEMS-PB participa da abertura de Encontro sobre Saúde Sexual de Adolescentes e Jovens Quilombolas

Na manhã desta terça-feira (18), a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), Soraya Galdino, marcou presença na mesa de abertura do Encontro de Formação “Saúde sexual de adolescentes e jovens quilombolas: Abordagens e Cuidados na Atenção Primária”. O evento, parte do Projeto Comunicação para Proteção: Juventude quilombola da Paraíba livre das IST’s, HIV/AIDS e Hepatite Virais, é uma iniciativa conjunta e parceira entre a Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte), CECNEQ, Governo do Estado da Paraíba e COSEMS-PB.

O objetivo do encontro é promover o acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/AIDS e hepatites virais para adolescentes e jovens de 12 comunidades quilombolas em 10 municípios paraibanos, a saber: João Pessoa, Conde, Alagoa Grande, Areia, Dona Inês, Picuí, Ingá, Mogeiro, Serra Redonda e Riachão do Bacamarte.

Em sua fala, Soraya Galdino destacou a importância da inclusão dos adolescentes quilombolas nas ações de saúde pública. “Parabenizo a apresentação dos adolescentes quilombolas. Tudo que é para eles é importante estarem inseridos. A construção das ações só tem a cara deles com a sua participação. O COSEMS-PB sempre está junto e ao lado de vocês para apoiar os municípios e atuar com os secretários. É muito honroso esse cuidado e linda a frase ‘Tu cuidando de mim. Eu cuidando de tu’. Essa deve ser a mensagem que precisamos passar nas nossas unidades de saúde”, declarou a presidente.

A incidência de IST, HIV/AIDS e hepatites virais entre adolescentes e jovens é uma preocupação de saúde pública global. O evento reflete a importância de ações intersetoriais e colaborativas para enfrentar esses desafios, destacando o compromisso das instituições envolvidas em promover a saúde e o bem-estar dos jovens quilombolas da Paraíba.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + dezesseis =