Pneumonia é a doença que mais mata crianças menores de cinco anos

Foto: Corbis.com

No Dia Mundial Contra a Pneumonia, lembrado nessa segunda-feira (12/11/2012), um dado importante chama atenção para a prevenção da doença: essa é a enfermidade que mais mata crianças menores de 5 anos, sendo responsável por 18% do total de óbitos nessa faixa etária. Uma criança morre devido à doença a cada 20 segundos em todo o mundo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Sáude), mais de 99% dos óbitos provocados pela pneumonia são registrados em países em desenvolvimento, onde a maioria das crianças não tem acesso ao sistema de saúde.

Estima-se que a doença mate 1,2 milhão de crianças menores de 5 anos todos os anos no mundo, mais que os óbitos provocados por aidsmalária e tuberculose juntas.

Por essa razão, a organização pediu aos governos mais afetados prioridade nos esforços para reduzir as mortes provocadas pela doença, já que a pneumonia é um dos problemas mais passíveis de solução no cenário da saúde global. A doença, que atinge os pulmões, é uma forma aguda de infecção respiratória, mas seu tratamento é simples, feito por meio de antibióticos. Ainda assim, apenas 30% das crianças infectadas recebem o tratamento adequado.

Fonte: Site do Dr. Dráuzio Varella
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − oito =