Nota Informativa nº 003/2018: Adesão dos municípios ao Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS)

Está disponível formulário online para a validação do gestor municipal e posterior autorização de acesso ao SISUBS.

Gestores municipais de saúde devem preencher formulário para validação do cadastro e posterior autorização de acesso ao Sistema de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (SISUBS). É com base nas informações do questionário online que será realizado o gerenciamento do Programa de Informatização das UBS (PIUBS).

Ao preencher o formulário, o gestor deverá anexar três arquivos: cópia de RG, do CPF e da Portaria de nomeação publicada em Diário Oficial. A equipe de apoio ao Comitê Gestor do PIUBS irá avaliar cada formulário verificando a documentação enviada e ainda o registro do secretário junto ao Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS).

Após essa etapa, o gestor deve acessar o Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA) para unificar todos os perfis de usuários aos sistemas WEB do Ministério da Saúde. Caso o gestor ainda não possua acesso no SCPA, deverá clicar na opção “cadastro de novo usuário”. O e-mail a ser inserido deverá ser o mesmo já informado no formulário de validação de acesso ao SISUBS. Será enviado um e-mail de confirmação de cadastro.

Solicitação de acesso

Uma vez registrado o gestor deverá entrar no SCPA, clicar em “solicitar acesso aos sistemas”, seguido da opção “sisubs – sistema de informatização das unidades básicas de saúde”. Na tela “Perfis Disponíveis”, deverá selecionar o perfil “município”, inserir uma justificativa sobre a adesão ao PIUBS e clicar no botão “próximo”. Em seguida, o gestor deverá selecionar seu município e clicar em “finalizar”.

O Ministério da Saúde informará por e-mail se o acesso ao SISUBS está autorizado. Acesse o formulário no link.

Para acesso a Nota Informativa sobre o assunto emitida pelo COSEMS-PB clique no botão abaixo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + vinte =