Municípios paraibanos encerram Conferências de Saúde com apoio do COSEMS/PB

Em agosto de 2019 acontecerá em Brasília, a 16ª Conferência Nacional que terá como tema central: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e como Eixos temáticos: I. Saúde como Direito; II. Consolidação dos princípios do SUS e III. Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Esta conferência vem resgatar e atualizar os eixos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, por este motivo está sendo chamada de 8ª +8.

O Estado da Paraíba se destaca na realização das conferências municipais de saúde. Historicamente os municípios paraibanos realizavam suas conferências de saúde contratando palestrantes e facilitadores, este ano, percebendo a necessidade de uma maior contribuição aos municípios, a Presidente do Cosems, Dra Soraya Galdino, decidiu disponibilizar toda a equipe técnica deste conselho para participar como conferencistas e facilitadores dos eixos temáticos em mais de 70 municípios do Estado. Ressalta-se a participação da Presidente, em alguns municípios, como também a articulação para a presença de professores da UFPB, a exemplo de Prof. André Bonifácio e Lindemberg Medeiros.

Este apoio do Cosems no contexto atual foi de grande relevância, em virtude da necessidade de continuarmos na luta em defesa da democracia, do SUS e da vida.

Na oportunidade, parabenizamos todos os gestores municipais de saúde que não mediram esforços para realizarem as conferência de saúde, nas quais refletiram, debateram, analisaram e construíram com a participação popular, propostas que subsidiarão a 9ª Conferência Estadual de Saúde e a 16ª Conferência Nacional de Saúde, objetivando garantir a consolidação dos princípios do SUS e a manutenção do estado democrático de direito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 9 =