Gestores têm momento de reflexão e relaxamento durante 9º BATE-PAPO COSEMS-PB

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) promoveu hoje (28) pela manhã, a nona reunião do BATE-PAPO COSEMS-PB, com gestores estaduais através de viodeoconferência. O momento já se consolidou através de dinâmicas que deixam os participantes mais relaxados e também é marcado na fase inicial por discussões e informes.

Na ocasião foram esclarecidas dúvidas técnicas sobre PCEP dos municípios com orientações para que os gestores avaliem o plano operativo e o discutam na CIR para fortalecer ainda mais a operacionalização e execução dos serviços e recursos do PCEP.

Entre os informes foram abordadas a prorrogação do prazo da capitação ponderada da etapa de transição do Programa Previne Brasil – pactuada na reunião da CIT realizada ontem (27), prorrogação do prazo da Portaria nº 3.263/GM/MS, de 11 de dezembro de 2020, que estabelece o incentivo financeiro de custeio federal para implementação e fortalecimento das ações de cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) – pactuada na reunião da CIT que também aconteceu ontem (27), pesquisas Conasems sobre avaliação do projeto da rede colaborativa no Estado e sobre gestão orçamentária e financeira do SUS.
Também foram repassadas informações sobre os levantamentos do COSEMS em relação às demandas reprimidas da Regulação, Problemas com Saúde da Mulher (citologia e mamografia) e FormSUS sobre problemas com exame do teste do pezinho e recomendações do TCE-PB sobre as ações e gastos do Estado e Municípios para combate a COVID -19 em parceria com COSEMS-PB, além das webs campanha de raiva animal e sobre os municípios que ainda não pegaram o medicamento captopril.

Em seguida, durante a dinâmica foi tocada a música Tocando em Frente de Almir Sater e Renato Teixeira, cuja letra remete à serenidade, ao amor capaz de existir em plenitude com amor e calma para seguir e sentir satisfação na caminhada.

Na dinâmica os participantes foram estimulados a falar as palavras: alegria, amor, saúde e gratidão e gesticular o que representa cada uma dessas palavras e a refletir sobre a importância de se concentrar em todas as ações diárias.

O BATE-PAPO é um encontro semanal que reúne os gestores para repasse de informações e esclarecimento de dúvidas, além de integração e relaxamento entre os gestores municipais de saúde de diferentes cidades paraibanas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =