Gestores de Sousa e Cajazeiras participam de 1ª Oficina CIR para implantação do Projeto FortaleCIR promovida pelo COSEMS-PB

Com 89% de adesão na 10ª CIR de Sousa e 100% de adesão na 9ª CIR de Cajazeiras, foram realizadas nesta quarta-feira (4), as oficinas de Sensibilização e Adesão ao Projeto FortaleCIR, no auditório da UFCG em Sousa e no auditório da Faculdade Santa Maria em Cajazeiras.

Desde segunda-feira (2), a presidente do COSEMS, Soraya Galdino, a equipe técnica do conselho e os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, Marcelo Mandu da GEPLAG e Carolina Lucena da GERAV participam da oficina em municípios do sertão, com o objetivo de implantar o Projeto FortaleCIR na região.

De acordo com a secretária de Saúde de Sousa presidente da CIR, Amanda Silveira, o COSEMS-PB está de parabéns pelo evento relevante que conta com a presença da SES e reúne os gestores para destacar a importância da CIR. “É muito gratificante integrar essa equipe e participar de um momento juntos para trocar experiências e buscar soluções para proporcionar uma melhor assistência aos nossos usuários”, disse.

O prefeito de Santa Helena e presidente da Associação de Prefeitos da Região, Emmanuel Felipe Lucena Messias, chamou a atenção para a necessidade de a população tomar conhecimento de alguns detalhes da complexidade que compreende a gestão pública de saúde, que não “Temos de nos unir e compartilhar estes conhecimentos com a população”, disse.

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida disse que a oficina oportunizou o conhecimento de peculiaridades da gestão de saúde e elogiou a iniciativa da presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino. “Agradeço a presidente e sua equipe e a SES pela presença e contribuição”, disse.

A prefeita do município de Joca Claudino, Jordhanna Lopes dos Santos também destacou a importância da informação e citou a dificuldade de abordagens de ações preventivas frente à população mais acostumada a modelos curativos e assistencialistas. “Parabéns a todos pelo belo projeto e é um prazer recebê-los aqui no sertão e nós estamos aderindo ao projeto e esperamos que tudo dê certo”, disse.

Em nome dos gestores da 9°CIR, a secretária de Saúde de Triunfo, Kenaline Kessia, agradeçeu a dispobibilidade do COSEMS e da SES pelo tamanho zêlo e compromisso levar o projeto ao Alto Sertão. “O FotaleCIR vêm para nos fortalecer ainda mais enquanto região, e nos enriquece pelo apoio prestado.
Parabenizo a todos os envolvidos no Projeto pela sensibilização de estarem conhecendo os territórios das CIRs em cada Região de Saúde da Paraíba, um momento oportuno para conhecimento das necessidades locais e realização de comprometimento com as responsabilidades assumidas à nossa saúde. Fortalecer enquanto região é preciso”.

“A SES, como coordenadora do processo de regionalização em nosso Estado não poderia deixar de ser parceiro do COSEMS no projeto FortaleCIR, que é uma iniciativa pioneira em nível nacional, sendo fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de saúde em nosso Estado”, disse o gerente de Planejamento e Gestão da SES-PB, Marcelo Mandú.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 1 =