COSEMS-PB realiza 1ª Oficina do Projeto FortaleCIR com gestores do Vale do Piancó

Nesta quinta-feira (5), o Vale do Piancó recebeu a 1ª Oficina de Sensibilização e Adesão ao Projeto FortaleCIR, realizada no auditório da 7ª Gerência Regional de Saúde em Piancó, com 78% de adesão. Durante todo o turno da manhã, a presidente do COSEMS, Soraya Galdino, a equipe técnica do conselho e os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, Marcelo Mandu da GEPLAG e Carolina Lucena da GERAV fizeram suas explanações e dialogaram com os gestores.

Na pauta da oficina estão abordagens como o Processo de regionalização no SUS e no estado da Paraíba por Soraya Galdino, discussão das Potencialidades e desafios para o processo de regionalização na Paraíba pela Secretaria de estado da Saúde, aplicação do questionário com os gestores para identificação das principais demandas das SMS e CIRs, além de debates e Assinatura do Termo de Adesão e Pactuação ao Projeto FortaleCIR.

Em seus pronunciamentos, os prefeitos de São José de Caiana, José Leite Sobrinho e de Santana dos Garrotes, José Paulo Filho, 1º e 2º vice-presidentes da Associação de Prefeitos do Vale do Piancó, eles enfatizaram a importância doe evento em busca de conhecimento e orientação junto ao COSEMS e a SES e sobre o que se pode e como deve ser aplicar os recursos de saúde para cumprir as diretrizes da política pública de saúde.

Para o secretário municipal de Saúde de Piancó, Antônio Leite, o projeto fortalece a gestão municipal. “Nossa defesa é pelas pessoas, pelo SUS. O foco no fortalecimento da gestão municipal é fundamental para melhorar o atendimento à população. O FortaleCIR é uma extraordinária ação do COSEMS que vai possibilitar enormes melhorias para os gestores”,

De acordo com a secretária de Saúde de Olho D´Água e presidente da 7ª CIR, Rosilda Carvalho de Sousa, a participação dos prefeitos nas reuniões faz com que eles possam entender as necessidades da área. “A importância dessa reunião está na necessidade de que nossos prefeitos e secretários entendam a força que uma região de saúde possa ter frente as demandas comuns e particulares de nossos municípios. O Projeto FortaleCIR vem como uma ferramenta importantíssima para melhorar, identificar e gerenciar essas demandas, como também para pleitear conquistas permanentes para nossa região, através da nossa CIR e da nossa Câmara Técnica. Só temos a agradecer ao COSEMS-PB, a SES, a nossa Gerência Regional de Saúde e a todos os envolvidos nesse Projeto pioneiro no Brasil pela visão de promover uma regionalização da saúde, além do fortalecimento e reconhecimento dos avanços que os municípios menores também possuem.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =