Experiência de Barra de Santana é apresentada em web oficina do IdeiaSUS

Nesta quarta-feira (29) foi realizada mais uma web oficina da Curadoria em Saúde IdeiaSUS/ Fiocruz, UFPB e COSEMS-PB, desta vez com a experiência do município de Barra de Santana.

De acordo com a gestora de Barra de Santana, Presidente da 15ª CIR e diretora do COSEMS-PB, Francisca Eudézia Damasceno, a experiência do município adotou estratégias simples, mas eficaz no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti e consequente redução de índice de infestação. “O recurso é humano, de integração, de quebrar paradigmas e decisão de gestão, então vivenciamos isso e considero uma experiência consolida, uma prática que foi incorporada e é adotada de forma integrada pelos profissionais da área de saúde como um todo: vigilância, epidemiologia e também a população. Então só tenho agradecer “, disse.

O especialista convidado de hoje foi Eduardo Alves Melo, médico sanitarista , pesquisador da Ensp/Fiocruz e Professor do ISC/UFF.

Eduardo relatou como é muito gratificante ver experiências como a de hoje e mais ainda como é satisfatório ver práticas de união e cooperação entre as pessoas, entre as equipes e a população nos municípios de pequeno porte para fazer a saúde. “Fazer integração é um processo difícil em qualquer situação ou área de saúde, mas tanto é desafiadora fazer a integração entre atenção básica e vigilância em saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas para reduzir o adoecimento da população. Como trabalham juntas com a ideia sobre território e essa prática apresentou a integração com uma lógica de trabalho e de manejo de pacientes, mas ficou muito evidente o trabalho coletivo e envolvimento de toda a população. Ver o SUS pulsando com os trabalhadores e o gestor tão envolvidos nessa integração são fundamentais para fazer o SUS resistir em meios a tantas dificuldades e desafios”.

O evento contou com a presença de Márcia Pinheiro, assessora Técnica do Conasems e Marta Magalhães da Fiocruz. Ela disse que a prática demonstra como “a integração acontece de verdade com mudanças concretas nos processos de trabalho”.

A Apoiadora Institucional CEFOR-RH-SES na 3° Gerência Estadual de Saúde, Jaciline Aguiar destacou que “o reconhecimento da equipe é muito significativo e o trabalho consegue ser realizado. Essas experiências fortalece a Região diante dos desafios e fortalece o SUS. Parabéns a todos os envolvidos”.

A Apoiadora da Rede Colaborativa, Nara Pollyana parabenizou o município de Barra de Santana.”Toda a equipe está de parabéns pela apresentação que demonstrou toda a linha do tempo da experiência como também os benefícios a exemplo de uma expressiva redução no Índice de Infestação do município, a integração entre setores, considerando que a pessoa precisa ser vista como um todo, a importância da integração no enfrentamento a Pandemia do Coronavírus e por fim a questão da sustentabilidade da experiência.”

A consultora do COSEMS-PB, Mércia Carvalho destacou o acompanhamento pelo conselho da experiência de Barra de Santana e de outros municípios. “Excelente trabalho da sua gestão Eudézia e de toda equipe de saúde que vêm se empenhando e dando continuidade as ações de articulação entre a atenção básica e a vigilância em saúde tão necessária localmente. Parabéns! Agradecemos ao IdeiaSUS que tem nos possibilitado encontros de reflexões mais próximas com que de fato faz o SUS acontecer nos municípios”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =