Cosems-PB se prepara para “Projeto Apoiador”

Cosems-PB se prepara para “Projeto Apoiador”

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, se reuniu na manhã desta sexta-feira (25), com a assessoria técnica, jurídica e as 4 apoiadoras do Conselho para apresentar à equipe o “Projeto Apoiador”, fruto da parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do PROADI.

O Cosems-PB ressalta que foi um dos pioneiros no país na implantação de apoiadores regionais, onde foi deliberado em Assembleia Ordinária do dia 10 de novembro de 2014, e estabelecido na Resolução Cosems-PB nº 14/2014, a criação do cargo “Apoiador” na estrutura organizacional deste conselho,  contando inicialmente com 3 apoiadoras e ampliando para 4, em maio de 2016, sendo uma apoiadora responsável por macrorregião no estado.

De acordo com Soraya Galdino, a Paraíba já havia identificado a necessidade de haver um apoiador em cada macrorregião do estado para otimizar, facilitar a comunicação criando uma ponte direta do Cosems-PB com os 223 municípios da Paraíba. “O cargo de Apoiador é um importante mecanismo para a qualificação da gestão municipal. Agora nessa nova etapa de ampliação para todo país, após o convênio com Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o projeto ganhou um “up”, pois além de ser qualificado, também será normatizado pelas regras do Hospital Oswaldo Cruz, que é uma referência nacional de excelência na qualificação da saúde”, destacou.

O projeto, que começa a ser implantado em janeiro de 2015, tem como objetivo o fortalecimento de todos os Cosems. Serão contratados 160 apoiadores que atuarão nas 438 regiões do país, juntos aos COSEMS de cada estado. Toda interação entre o grupo técnico do Conasems, Cosems e apoiadores será feito por meio de uma plataforma digital, desenvolvida para promover a integração da gestão municipal do SUS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 18 =