Cosems-PB participa de solenidade de entrega do no acelerador linear para Hospital da FAP em Campina Grande

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, participou na manhã desta segunda-feira (28), da solenidade de entrega de Entrega da 1ª Solução do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, com novo Acelerador Linear para o Hospital da FAP, em Campina Grande. O evento contou com a presença do Ministro de Estado Saúde, Ricardo Barros e do Presidente da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), Helder Macedo Rodrigues.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, parabeniza a secretária municipal de Campina Grande, Luzia Pinto. “Esse acelerador linear faz parte do plano de expansão da FAP na assistência ao paciente com câncer no município de Campina Grande e de toda a região que atende mais de 100 municípios. Desta forma parabenizo a gestora Luzia Pinto e a todos que contribuíram para essa aquisição, que com certeza veio melhorar o tratamento de câncer na Paraíba”, destaca.

Campina Grande foi a primeira a inaugurar o equipamento, além de ser uma das poucas cidades do Nordeste a ser contemplada. Este é o segundo acelerador linear do hospital da FAP e um dos 80 que foram destinados pelo Ministério da Saúde para diversas cidades brasileiras. O investimento na compra da máquina e na construção da unidade onde o acelerador irá funcionar ultrapassa a ordem de R$ 9 milhões.
Referência- O Hospital da FAP é referência para Campina Grande e outras 165 cidades paraibanas no tratamento oncológico. Destes, 146 municípios são referenciados para radioterapia.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, somente este ano, até agora, já foram realizados mais de 62 mil atendimentos de radioterapia na rede pública municipal de saúde. Desse total, 40% dos procedimentos foram realizados para pacientes residentes de Campina Grande e os demais (60%) para usuários das outras cidades referenciadas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − três =