COSEMS-PB reivindica mais apoio da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba aos municípios no que se refere a informações
Em tempos de pandemia, onde todas as ações se voltam para a saúde, os gestores da Paraíba vêm enfrentando enormes dificuldades na administração dessa crise, e a pior delas, é a falta de informações precisas e em tempo hábil.
Diante disso, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS-PB, vem democraticamente a público dizer que os gestores municipais estão sem essa parceria da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) frente a tribulação que o Coronavirus nos trouxe.
As ações contrariam frontalmente a política recomendada neste momento que é de unir forças em todos os sentidos para superar esta fase.
As informações emitidas pela SES geram questionamentos de várias formas e assim sobram perguntas e faltam respostas.
“Estamos vivendo um momento delicado, com dinamismo constante dos protocolos, enquanto a Secretaria de Estado se “fecha em copas” e não se aproxima dos municípios para fornecer informações que dê segurança aos gestores municipais e tranquilize a população. Desta forma, a população da Paraíba e o Cosems, começam a questionar a forma como a SES está conduzindo todo esse processo: demora no resultado dos exames, mortes sem causas definidas, subnotificação de casos suspeitos, entre outras inconsistências de informações que têm tirado a paz de todos”, disse a presidente do conselho, Soraya Galdino.
Deste modo, solicitamos ao Secretário de Estado da Saúde e sua equipe que comecem a entender que o Estado enquanto unidade federada é um conjunto de municípios, que precisam neste momento de apoio, suporte, acesso a informações em tempo oportuno e orientações para conduzirem essa adversidade da maneira mais adequada e com o menor impacto negativo em seus munícipes.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!