COSEMS/PB realiza primeira oficina “E agora, gestor?” com participação maciça de secretários municipais

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS /PB) realizou nesta terça-feira (26), no auditório de sua sede em João Pessoa, a primeira oficina do projeto “E agora, gestor?”, que tem como objetivo dar suporte aos novos secretários, através de reuniões com a equipe técnica e jurídica.

A presidente do COSEMS/PB, Soraya Galdino explicou que o espaço é destinado aos gestores que devem aproveitar a oportunidade ao máximo. “Estou muito feliz pelo interesse dos gestores que estão aqui, estas oficinas marcam momentos de aprendizagem e aproveitem ao máximo, quisera eu que na época que assumi a primeira secretaria, pudesse ter este espaço de orientação. Nosso trabalho é atender à população e para isso é preciso saber o que estamos fazendo, termos domínio sobre todos os processos das ações. Estou muito feliz pelo número de gestores presentes”, disse.

De acordo com a assessora técnica do COSEMS/PB, Anna Katarina Galiza, o projeto “E agora, gestor?” tem a finalidade de contribuir para a ampliação da compreensão dos novos gestores municipais e o seu papel da gestão do SUS. “Este momento é pautado na política de saúde do Ministério da Saúde e orientações do CONASEMS, que nacionalmente representa o conjunto de todas as secretarias municipais do nosso país. O projeto foi desenvolvido pensando não apenas nos novos gestores, mas também naqueles gestores experientes que possam trazer suas realidades diárias para que possibilite uma troca de informações, de conhecimentos e assim levantar prováveis soluções para seus problemas no cotidiano”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Santo André, Rosenildo Alves, o projeto tem bastante relevância para os gestores. “O COSEMS/PB está nos oferecendo um apoio significativo, repassando informações e proporcionando mais conhecimento. Então automaticamente este suporte irá fortalecer nossas iniciativas e as ações dentro do município de cada um”, disse.

PROJETO

Em formato de oficina este novo espaço ocorrerá nas últimas terças-feiras do mês na sede do COSEMS e contará com oito horas de duração. Através dele, gestores veteranos e novatos receberão suporte quanto às diretrizes do Sistema Único de Saúde, sobre o papel e as obrigações do gestor municipal do SUS e temáticas do planejamento, financiamento e organização da rede de atenção à saúde.

Nestes encontros o corpo técnico/júridico do COSEMS abordará temas necessários ao bom desempenho da função e também funcionará com um espaço de segunda opinião formativa para gestores que queiram discutir algo específico do seu município.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 13 =