COSEMS-PB premia 17 trabalhos de 12 municípios na IV Mostra ‘Paraíba, Aqui tem SUS’

A IV Mostra ‘Paraíba Aqui tem SUS’, realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), nesta terça-feira (2), no Espaço Cultural José Lins de Rêgo, em João Pessoa, premiou 17 trabalhos apresentados por municípios advindos de várias regiões do estado. A Mostra é parte da etapa estadual de seleção de trabalhos municipais para participar 18ª Mostra ‘Brasil, Aqui tem SUS’, que acontecerá durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia (GO), em julho deste ano.

A Mostra recebeu 147 trabalhos que foram avaliados na etapa virtual e 60 foram selecionados para a etapa presencial. Os 17 trabalhos premiados foram apresentados pelos municípios de Queimadas, Cabedelo, João Pessoa, Cajazeiras, Itabaiana, Ingá, Umbuzeiro, Bom Jesus, Esperança, São Francisco, Belém do Brejo do Cruz, Condado e Santa Cruz.

A IV Mostra ‘Paraíba, Aqui tem SUS’ é realizada pelo COSEMS-PB e Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) com apoio do IdeiaSUS/Fiocruz-RJ, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Escola de Saúde Pública da Paraíba, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde e do IdeiaSUS/Fiocruz-RJ no apoio. A mesa de abertura foi composta por representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba (SEMS-PB) através da superintendente substituta Ana Paula Guimarães, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) representado pelo secretário municipal de Saúde de Pirenópolis (GO) e diretor Financeiro do CONASEMS, Hisham Hamida, da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba representada pelo gerente de Gestão e Planejamento da SES-PB, Marcelo Mandu, do COSEMS-PB com secretária municipal de Saúde de Itabaiana e presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) representada pela diretora da ESP-PB, Vanessa Cintra, da UFPB com o vice-coordenador da Pós graduação em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família da UFPB, Franklin Forte e do IdeiaSUS/Fiocruz-RJ representado pela analista de Gestão em Saúde do IdeiaSUS/Fiocruz-RJ, Marta Magalhães.

O município de Santa Cruz, localizado no Alto Sertão paraibano, conquistou o primeiro lugar com o trabalho ‘Ansiedade na Escola: Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Crianças e Adolescentes com Transtorno D’ apresentado por Talita Juvêncio de Almeida. A experiência foi premiada com isenção da taxa de inscrição da 18ª Mostra ‘Brasil, Aqui tem SUS’ concedida pelo CONASEMS, hospedagem em Goiânia/GO para o apresentador do trabalho concedida pelo COSEMS-PB e acompanhamento pela Curadoria em Saúde por 12 meses concedida pelo IdeiaSUS/FIOCRUZ-RJ.

O segundo lugar foi conquistado pela cidade de Queimadas, que obteve mais três colocações entre os 17 premiados. O projeto ‘Hora Comunitária: Contenção de Gastos e Ressocialização de Apenados em Queimadas’ apresentado por Emanuely de Farias Albuquerque foi premiado com isenção da taxa de inscrição para participar da mostra nacional e acompanhamento pela Curadoria em Saúde por 12 meses, concedida pelo IdeiaSUS/FIOCRUZ-RJ. Prêmio semelhante foi concedido ao terceiro lugar, com o projeto ‘Peixaria: Controle Biológico de Foco do Aedes Aegypti’ do município de Condado, apresentado por Ricardo Araújo Ramalho.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, destacou a qualidade dos trabalhos e agradeceu aos participantes. “Estamos felizes com o resultado da Mostra com a apresentação dos trabalhos e a premiação de experiências maravilhosas que vão elevar a Paraíba a nível nacional. Foi um dia inteiro de apresentações muito ricas e só tenho a agradecer a todos os técnicos e gestores que apresentaram e realmente fazem o SUS acontecer em cada recanto do nosso estado. Parabéns a todos”.

O secretário municipal de Saúde de Pirenópolis-GO e diretor Financeiro do CONASEMS, Hisham Hamida, parabenizou o COSEMS-PB e os trabalhos apresentados na Mostra. “Parabenizo o COSEMS-PB em nome de todos os gestores e trabalhadores da saúde por esse momento ímpar em que foram mostrados o que é feito no dia a dia e saliento o apoio do CONASEMS a essas iniciativas. Estamos esperando por todos agora no Congresso para que levem o que a Paraíba tem de melhor”.

Os demais quatorze trabalhos premiados ganharam a isenção da taxa de inscrição para participar da 18ª Mostra, ‘Brasil Aqui tem SUS’ concedida pelo CONASEMS.

Em parceria com a ESP/PB será publicado um e-book com os 60 trabalhos apresentados na IV Mostra Paraíba Aqui tem SUS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 20 =