COSEMS-PB participa de web reunião com FIOCRUZ-RJ e UFPB para celebrar oficialmente cooperação na Curadoria em Saúde de práticas do IdeiaSUS

O Conselho de Secretarias Municipais do Estado da Paraíba participou na manhã desta quinta-feira (6) de uma web reunião para celebrar a cooperação da FIOCRUZ-RJ e COSEMS-PB em parceria com UFPB na Curadoria em Saúde das nove práticas IdeiaSUS, fruto do termo de acordo assinado e publicado em julho deste ano. O termo tem como objetivo desenvolver ações estratégicas para fortalecer o protagonismo das gestões municipais de saúde.

Com o IdeiaSUS, a equipe do COSEMS que tem a prática do Projeto ”E agora, Gestor” também acompanhada pela Curadoria em Saúde está assumindo o papel de alunos e sendo qualificados, estudando mais e qualificando a prática e abrindo caminhos para projetos futuros aqui na Paraíba junto a essa parceria forte com a Fiocruz e UFPB.

Durante a web reunião, os representantes da Fiocruz, COSEMS e UFPB destacaram os avanços que estão sendo alcançados e as perspectivas de futuro, planejando a segunda fase do IdeiaSUS, com a seleção de trabalhos paraibanos que estão sendo encaminhados para a 1ª Mostra Virtual do CONASEMS deste ano.

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Fernandes Rangel disse que a curadoria ajuda a enfrentar este momento de pandemia. “Este é um momento para dar mais apoio através de iniciativas como estas”.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, o desenvolvimento do trabalho está sendo gratificante. “Estou muito feliz e agradeço esta parceria que fez os municípios crescerem e num momento de pandemia, isto foi fundamental para estimular a motivação”, disse.

Para André Luís Bonifácio de Carvalho, da UFPB, articular e fortalecer as agendas através da internet num momento como este é importante para mobilizar gestores, pesquisadores e estudantes. “Para nós é desafiador fazer parte desta parceria através do qual podemos trocar ricas experiências, é emocionante poder celebrar hoje esta parceria”, disse.

Participaram ainda dessa reunião, as Gestoras Ceciliana Chumacero e Eudézia Damasceno, das SMS de Santa Luzia e Barra de Santana, respectivamente que são da Diretoria do COSEMS e possuem práticas sendo acompanhadas pelo IdeiaSUS e puderam relatar suas experiências municipais e o reflexo desse acompanhamento e orientações na qualificação da gestão e da atuação das suas equipes de saúde. E ainda, participaram a equipe técnica e de apoio do COSEMS, FIOCRUZ e UFPB que vem acompanhando e na coordenação das atividades do projeto.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 17 =