COSEMS-PB participa de Oficina para Fortalecimento da Atenção a Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus
A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), Katiane Queiroga, participou da abertura da Oficina de Fortalecimento da Linha de Cuidado para Crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZ), realizada nos dias 8 e 9 de abril, em João Pessoa. O evento reune representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz, Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba e diversos profissionais da Rede de Atenção à Saúde para dialogar e construir estratégias de cuidado integral voltadas às crianças com SCZ e suas famílias.
A oficina tem como objetivo fortalecer as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Crianças (PNAISC), com foco na proteção e cuidado às crianças com SCZ e seus familiares. Além de sensibilizar os profissionais envolvidos, o encontro propôs a realização de uma cartografia participativa para mapear as ações já em curso e identificar as demandas prioritárias nos territórios. As atividades desenvolvidas visam estimular processos de cooperação e grupalidade para elaboração de ações intra e intersetoriais voltadas à atenção integral, além de traçar estratégias para divulgar os resultados alcançados com os atores locais envolvidos.
Para Katiane Queiroga, a participação do COSEMS-PB reafirma o compromisso dos municípios com o cuidado integral e humanizado. “Essa oficina é fundamental para alinharmos os esforços entre os entes federativos e garantirmos que nenhuma criança com síndrome congênita do Zika seja deixada para trás. Precisamos fortalecer a rede com base no diálogo, na escuta e na atuação cooperativa”, destacou a vice-presidente.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!