Entre os dias 21 e 22 de março, aconteceu o Encontro da Rede Colaborativa em São Paulo. O evento é uma iniciativa do projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), organizado em parceria pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde.

O objetivo do evento é “Reconectar” coordenadores, facilitadores, apoiadores e interlocutores dos COSEMS de todo Brasil para troca de experiências e aprofundamento técnico na temática Planejamento e Financiamento, após período sem encontros de forma presencial devido a pandemia da Covid-19. No primeiro dia houveram palestras e mesas redondas. No segundo dia foram realizadas atividades em grupo para discutir o Planejamento e Orçamento Público, bem como, o desenvolvimento da agenda do apoio voltada à aplicação da LC 172/20 e LC 197/22.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) esteve representado pela presidente Soraya Galdino que estava acompanhada da secretária executiva e interlocutora Ana Carolline Carvalho, da assessora técnica e coordenadora do Rede Colaborativa na Paraíba, Michelle Targino, da facilitadora, Luciana Torres e dos apoiadores João Paulo Resende, Bernadete Bento, Palloma Paiva, Pollyana Nunes, Rosilda Carvalho e Christianne Rocha.

“Foram dois dias de aprendizado e discussões riquíssimas para o fortalecimento do SUS, de amplo espaço de EPS, para troca de conhecimentos e aprimoramento da estratégia Rede Colaborativa. Tenho certeza que saímos com uma vasta bagagem de saberes para qualificar o processo de trabalho integrado entre equipe COSEMS e Rede e principalmente contribuir com os municípios do nosso estado”, afirmou a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino.