COSEMS-PB participa de evento com apoiadores de todo o Brasil em São Paulo

O Conselho Municipal de Secretários de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) participou esta semana em São Paulo do Curso de Aprimoramento em Práticas de Apoio para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, entre os dias 16 e 17 de maio. Durante o evento do Projeto Rede Colaborativa, estiveram presentes cerca de 240 apoiadores de todos os estados brasileiros.

De acordo com o vice-presidente do CONANSES, Charles Tocantins, a tarefa do apoiador não é fácil em um país de dimensão continental com 438 regiões de Saúde e todas estão com apoio. “O SUS teve momentos históricos muito importantes, como a oitava conferência de Saúde, a Constituição de 1988, a aprovação da Lei Orgânica de Saúde e posso dizer que este encontro também é de suma relevância para o sistema público de Saúde”.
Oficina

No dia 15 aconteceu o encontro dos 26 coordenadores nacionais do projeto para avaliar expectativas, alinhar conceitos e avaliar o perfil dos participantes, momento em que os coordenadores se encontraram para qualificar a estratégia de coordenação da equipe.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, a oficina foi se constituiu em um momento de qualificação dos integrantes do Projeto Rede colaborativa. “Nós já enxergávamos o potencial estratégico dos apoiadores desde 2014 e com a entrada em 2017 a estratégia ganhou robustez e hoje se consolida como uma das principais para fortalecimento de gestões municipais em todo o território nacional. Nossa equipe gostou bastante do evento, temos a certeza de que com esta ação da rede CONASEMS/ COSEMS poderemos apoiar os gestores de forma cada vez mais qualificada, e quem ganhará com isso são os usuários e o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 3 =