COSEMS-PB parabeniza municípios por performance no Previne Brasil; PB tem a melhor avaliação do país

O Conselho Municipal de Secretarias de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) o papel dos municípios em tornar a Paraíba o estado brasileiro com o melhor desempenho no Previne Brasil, através da melhoria dos indicadores de saúde.

No último quadrimestre de 2021, os municípios apresentaram uma evolução positiva do indicador sintético final (ISF) atingindo a nota máxima.

Para a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, o desempenho paraibano é resultado do trabalho permanente dos municípios. “Gostaríamos de parabenizar os gestores das 223 cidades paraibanas pelo trabalho sério e dedicação à saúde pública. Com este desempenho nos indicadores de saúde vemos a efetivação das políticas de saúde pública junto à população”.

Os indicadores do programa são os seguintes: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas com hipertensção e diabetes.

O Previne Brasil, programa criado pelo Ministério da Saúde é um modelo de financiamento instituído em 2019 e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base na capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 2 =