COSEMS-PB alerta que informações divulgadas equivocadamente comprometem ação de vacinação nos municípios

Nesta segunda-feira (22) está sendo enviada a todos os municípios da Paraíba, a 9ª remessa de vacinas contra a Cocid-19. As vacinas são destinadas ao grupo prioritário de idosos, porém o COSEMS-PB destaca que é preciso estar atento a faixa etária da população que será vacinada com esta remessa.

Embora tenha sido veiculado recentemente na imprensa que a Paraíba vacinaria idosos na faixa etária de 65 a 69 anos, a quantidade de vacinas recebida ainda é muito pequena, não sendo suficiente para vacinar todo esse grupo, pois com esse quantitativo reduzido nessa faixa etária só será possível fazer no máximo 69 ou 68 anos.

Conforme é definido no Informe Técnico – 9ª Pauta de Distribuição da Secretaria de Estado da Saúde, os quantitativos por faixa etária seguem os seguintes percentuais: 95% destinado a idosos na faixa de 70 a 74 anos e apenas 6% para idosos na faixa de 65 a 69 anos.

Diante da situação, o conselho salienta que fica evidente que com esse quantitativo de doses recebidas será possível iniciar a vacinação desse público na faixa etário de 65 a 69 anos, cabendo a cada município fazer essa organização conforme sua logística local.

O COSEMS-PB sugere ainda que os municípios organizem sua oferta garantindo inicialmente a vacinação dentro dessa faixa etária, bem como seguindo o decréscimo das faixas etárias nesse grupo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =