Brasil confirma 1º caso do novo coronavírus; COSEMS-PB recomenda gestores a se informarem sobre plano de contingência do Estado

O Ministério da Saúde confirmou nesta Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro caso de novo coronavírus no Brasil, após realização de contraprova no Instituto Adolfo Lutz. Trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, que veio da Lombardia, na Itália e é o primeiro registro da doença na América Latina.

O Hospital Israelita Albert Einstein registrou a notificação ontem (25) e após tomar as medidas preventivas e coletar amostras e realizar testes, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

Com a confirmação do primeiro caso e o aumento da preocupação entre a população, o COSEMS-PB orienta os gestores e profissionais de saúde a se munirem de todas as informações necessárias sobre o assunto e os orienta a acessar o site do MS, onde há informações sobre o novo coronavírus e os planos de contingência por Estado.

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de novo coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937.

No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 7 =