BATE PAPO COSEMS-PB desta sexta foi voltado ao cuidado emocional em tempos de pandemia

Com o tema “Cuidando do Emocional em Tempos de Pandemia” no BATE-PAPO COSEMS-PB desta sexta-feira (8), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba consolidou definitivamente a prática como espaço de troca de experiência voltada ao relaxamento dos gestores de saúde que têm enfrentado momentos de muita tensão por causa da pandemia do novo coronavírus.
Durante pouco mais de uma hora, os participantes tiveram de forma remota um momento de acolhimento com a dinâmica de todas as sextas, receberam orientações para manter o equilíbrio emocional em tempos de pandemia e na vida diária e em seguida houve um dos momentos mais aguardados que vem sendo a reflexão proposta através de um tema musical e em seguida puderam interagir entre eles.
Para a abordagem do tema desta sexta foi convidada a psicóloga Jaciline Aguiar e também Apoiadora Institucional CEFOR RH-SES-PB na 3° Gerência Campina Grande. “O Bate-Papo é um momento de interação entre os gestores que proporciona fala e escuta com aprendizado dentro de cada contexto exposto no momento em que estamos interagindo, isso nos leva a entender que temos a necessidade de espaço confortável para expor nossas emoções, sabendo que os gestores estão focados em suas demandas, cobranças, não tendo horários finais de semanas para descanso e que por muitos momentos renunciam seu aconchego familiar por está trabalhando com vidas e trazer resolutividade. E o Bate Papo vem para deixar reflexão cuidar de mim sem esquecer o fazer gestão. Dentro do contexto de pandemia e incertezas é comum que nossas emoções tomem proporções e intensidades bem maiores do que o habitual, onde as emoções falam e devemos escutá-las e foi nesse contexto que interagimos. Cuidando do emocional em tempos de pandemia deixou um leque de interação e reflexão sobre ter cuidado com excesso de informações, tentar não ficar conectado o tempo todo, isso pode fazer a ansiedade crescer, cuidar do nosso corpo, fazer o que gosta, praticar a resiliência, estabelecer uma rotina, interagir com as pessoas, peça ajuda se precisar pois o suporte emocional é muito importante e vai ajudar a cada indivíduo a enfrentar seus desafios diante das tomadas de decisões. Cuide de seu corpo, você mora nele.
Gratidão é a palavra que expressou nosso bate papo e não podemos nos esquecer de que juntos somos mais fortes. E como disse a música É preciso saber viver!”.
De acordo com o Gestor Davi Nunes da Paz, “a Essência do corpo é alma, assim como o perfume da flor, mas a essência da alma é a vida e a essência da vida é o amor”.

Segundo o Apoiador João Paulo Resende Oliveira, “aqui podemos ouvir o outro sem perder nunca a capacidade de amar.”
Para a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, o momento de pandemia fragiliza muito as pessoas. “A Covid-19 é uma doença que além de todos os seus agravos físicos, ainda afeta o emocional e realmente é muito difícil. E enfatizou aos Gestores que o COSEMS está aqui para o que precisar do nosso apoio.”
De acordo com a Consultora do COSEMS, Mércia Carvalho “as emoções precisam ser expressas e compartilhadas. Isso nos alivia e nos fortalece e como diz a música É Preciso Saber Viver” solidariamente mantendo acessa a chama da esperança porque é sempre é bom esse espaço do bate-papo de acolhimento e escuta”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − quatro =