COSEMS-PB publica nota de esclarecimento sobre percentual de vacinação contra Covid

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), se posicionou nesta terça-feira (23) sobre o percentual de vacinação da segunda dose de vacinas contra a Covid-19, esclarecendo o motivo dos índices da cobertura da segunda dose das vacinas nos municípios paraibanos.

Confira a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Na tarde do dia 22 de março, foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde a NOTA INFORMATIVA/SES-PB Nº 09, que trata sobre Avaliação de Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19. Na citada nota são discriminados os percentuais de aplicação de vacinas em cada município da Paraíba, sendo feita a separação entre a D1 (primeira dose) e D2 (segunda dose).
Diante disso, a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba – COSEMS-PB, Sra. Soraya Galdino de Araújo Lucena, vem a público esclarecer:

1. A vacina Sinovac/Butantan tem um intervalo de aplicação entre 14 e 28 dias enquanto a Astrazeneca/ Fiocruz tem um intervalo de aplicação de 90 dias;

2. Considerando o intervalo de aplicação entre vacinas é natural que os dados referentes a aplicação da primeira dose (D1) sejam superiores aos dados de aplicação da segunda dose (D2), inclusive devendo ser considerada também a data que foi administrada a D1 para agendamento da aplicação da D2;

3. Observando os dados referentes a aplicação da D2, estes não são considerados baixos, pois hoje completam 20 dias da entrega da 6a remessa no dia 03/03, estando ainda no intervalo entre as aplicações que é de 28 dias;

É imprescindível que as informações veiculadas sobre a aplicação das vacinas e seus respectivos percentuais sejam feitas de maneira esclarecedora, a fim de não gerar julgamentos equivocados sobre o trabalho das equipes municipais de vacinação.
O momento é de união entre Estado e Municípios. É necessário reunir esforços para caminharmos juntos e assim termos sucesso nesse enfrentamento da pandemia, principalmente na aplicação da vacina. Não é hora de apontar falhas, devemos fortalecer o apoio mútuo e jamais publicar dados BRUTOS sem uma explicação clara para o alcance da compreensão de todos.
As vacinas estão sendo aplicadas em tempo recorde, como nunca foi visto antes em uma campanha de vacinação, e as informações sendo inseridas paulatinamente no sistema, embora ainda contemos com algumas inconsistências nas informações pela fragilidade no sistema. Entretanto, mesmo diante de todas as adversidades, a maioria dos municípios se encontram com percentual registrado acima de 70% na primeira aplicação de doses das vacinas.
O COSEMS-PB segue acompanhando as informações de registro das doses aplicadas, assim como apoiando os municípios paraibanos neste momento tão difícil que passa a saúde pública no nosso país.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quinze =