05/Fev – Dia Nacional da Mamografia

Data foi criada para conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção (Arte: Divulgação)

Data foi criada para conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção (Arte: Divulgação)

Neste cinco de fevereiro, Dia Nacional da Mamografia, o Ministério da Saúde alerta a população sobre a importância do exame radiológico da mama. Segundo o Inca, Instituto Nacional de Câncer, esse tipo da doença representa vinte dois por cento dos novos casos de câncer a cada ano. Muitos deles poderiam ser evitados se toda mulher estivesse atenta à necessidade da prevenção. Para ampliar essa divulgação e melhorar os exames de mamografia no Brasil, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou recentemente o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia.

“Até hoje, nós não tínhamos um Programa Nacional de Controle de Qualidade de Mamografia. Além de a gente ter um problema bastante importante para resolver, que é melhorar o acesso das mulheres brasileiras ao exame de mamografia. Já é tão difícil de fazer aquele exame, dolorido às vezes, incômodo, imagina fazer o exame e esse exame não servir para nada no ponto de vista do diagnóstico, tanto de prevenção”.

A mamografia permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar pequenas lesões em fase inicial. Segundo o INCA, o exame de mama dever ser realizado a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =