Peso Saudável – igual ao Controle da Tensão e Glicemia

pesosaudavelDados do Ministério da Saúde mostram que, na população adulta brasileira, no período de 1975 a 2009, a percentagem de pessoas com excesso de peso subiu de 18% para 50% no sexo masculino, e de 29% para 48% no sexo feminino. A percentagem de homens obesos subiu de 3% para 12% e as mulheres obesas de 8% para 17%. Cerca de 64% da população adulta brasileira está acima do seu peso ideal. A obesidade frequentemente esta acompanhada de retenção de água e sódio, hipertensão, diabetes melito tipo 2 (insulino-independente) causando consequentemente o aumento no consumo de medicamentos. Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS), lança o Programa Peso Saudável – uma iniciativa que visa prevenir o ganho de peso corporal.

Com Joaquín Molina, como moderador, a OPAS/OMS no Brasil se juntou a essa iniciativa do MS, lançando em seu auditório, no dia 15 de Maio de 2013, este Programa. O encontro contou com as palestras de Hêider Aurélio Pinto, Diretor do Departamento de Atenção Básica, e de Patricia Constant Jaime, Coordenadora do programa Nacional de Nutrição. Em seguida, os funcionários da Organização verificou seu estado nutricional, estimando o índice de massa corpórea (IMC), que pode ser obtido dividindo o peso pela altura ao quadrado. É considerado com excesso de peso quem esta entre 25 e 30 de IMC e obeso quem esta acima de 30.

Agenda Pós 2015, que definirá os objetivos da saúde após 2015 – ano que se expiram os Objetivos do Milênio, enfocará, dentre vários, os determinantes sociais da saúde e as doenças crônicas. Ter um peso ideal (IMC menor que 25) significa também reduzir o risco de hipertensão e de diabetes melito tipo 2 bem como as doenças cardiovasculares – principal causa de morte em adultos em grande parte dos países do continente americano.

O programa peso saudável dirige-se especificamente para os ambientes de trabalho, fornecendo informações, educação alimentar e orientações para reduzir o sedentarismo dos trabalhadores.

Na página web do programa peso saudável o MS oferece ao cidadão todos os esclarecimentos para que ele entenda a importância de estar dentro do peso ideal e as orientações de como manter esta condição. Na página, o cidadão pode se cadastrar, colocando seus dados, peso e altura (podendo verificar seu IMC) e monitorar o andamento do seu estado nutricional.

O acumulo de gordura no corpo se inicia, frequentemente, em idade infantil. A campanha peso saudável fortalece os esforços do Ministério da Saúde e da OPAS/OMS no Brasil para que os pais prestem máxima atenção no estado nutricional das crianças, reduzindo a quantidade de bebidas açucaradas e comidas com excesso de gordura.

Fonte: OPAS
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − dois =