15/Mai – Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar

15mai_controle_infeccao_hospitalarO Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares é comemorado anualmente no dia 15 de maio e objetiva conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares.

Este dia foi instituído pela Lei nº 11.723, de 23/6/2008 e, durante a semana, o Ministério da Saúde e os serviços de saúde, em especial os hospitais são autorizados a desenvolver campanhas de comunicação social e ações educativas com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre o problema representado pelas infecções hospitalares e a necessidade de seu controle.

O QUE É INFECÇÃO HOSPITALAR

Infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa adquirida dentro das Unidades de Saúde (durante uma internação ou um atendimento ambulatorial). Qualquer pessoa está sujeita a contrair uma infecção hospitalar, que está diretamente relacionada ao tempo de internação e procedimento a ser realizado.

Quando um vírus  bactéria, protozoário ou fungo penetra no ser humano, prolifera e os agentes infecciosos estão em todos os lugares, inclusive nos hospitais e postos de saúde. Nos hospitais, por realizarem cirurgias e tratamento de fraturas, com o ferimento aberto ou uma incisão é maior a possibilidade da penetração de microorganismos, causando a Infecção Hospitalar, que é caracterizada como uma infecção que surge após 72 horas que o paciente esteve (ou está) no ambiente hospitalar, tendo dado entrada sem a infecção adquirida.

Quando a infecção é percebida após a alta, é diagnosticada como infecção hospitalar se for diretamente relacionada com o procedimento realizado no hospital, com sintomas que são relacionados ao local onde foi efetuado o procedimento cirúrgico ou suturas, atendimento de emergência de fraturas, ambulatorial (cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste, retirado de pequenas lesões de pele e retirado de nódulos de mama, entre outros). Logo, o paciente apresenta estado febril.

PORQUE OCORRE SE ESTAMOS EM UM LOCAL QUE CUIDA DA SAÚDE?

Geralmente as infecções hospitalares são causadas por falta de assepsia e não existe local onde mais encontramos microorganismos que os Hospitais, Postos de Saúde e Ambulatórios porque as pessoas vão até lá justamente em busca da cura. Por isso, a assepsia é fundamental, pois o meio ambiente, o material, o paciente e a equipe podem estar contaminados.

O maior risco de contrair uma infecção hospitalar está nos procedimentos cirúrgicos, já que as UTIs e Centros Cirúrgicos são locais onde há mais vulnerabilidade. Entretanto, as condições de saúde do paciente também são fatores de risco: idade, higiene, estresse psíquico e físico, cuidados com a alimentação, condições sanitárias de seu ambiente etc. podem levá-lo a estar com o organismo pré-disposto a adquirir uma infecção no ambiente hospitalar.

ASSEPSIA

A assepsia é o processo que são afastados os microorganismos patogênicos de um local ou objeto, um conjunto de meios para prevenir infecções, por exemplo:

  • Lavar as mãos constantemente impede a transferência de microrganismos das mãos para o paciente assim como o uso de papel toalha;
  • Esterilização do materiais usados em procedimentos e não colocar materiais no chão (comadres, bacias e afins);
  • O profissional de saúde ter o cuidado de não tossir, espirrar ou falar sobre o material esterilizado e cuidar do asseio pessoal e também trocando de luvas e algumas peças de vestuário a cada procedimento (máscaras, aventais, pantufas);
  • Troca constante de lençóis, fronhas, toalhas, aventais e demais tecidos que envolvem o paciente;
  • Não sentar-se na cama do paciente é um procedimento importante para quem visita ou acompanha um enfermo num ambiente hospitalar e os funcionários devem estar atentos.

A prevenção das infecções hospitalares é responsabilidade dos hospitais, ambulatórios e postos de saúde que devem ter uma CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com a finalidade de diagnosticar casos de infecção hospitalar, padronizar as técnicas de assepsia, promover o treinamento de funcionários, controlar o antibiótico usado em pacientes que adquiriram a infecção.

O tratamento das infecções hospitalares é feito com uso de antibióticos injetáveis por um período que varia entre 14 e 30 dias.

Fonte: Clínica da Família Rinaldo De Lamare
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 6 =