COSEMS-PB destaca importância da vacinação para prevenção do sarampo; veja os números de casos da doença

O Brasil registrou um aumento de 18% nos casos confirmados de sarampo nos últimos três meses, com 2.753 casos distribuídos em 13 estados brasileiros, a maior parte deles em São Paulo. Na Paraíba há 54 casos suspeitos de sarampo sendo investigados, conforme informações repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com relatório do Ministério da Saúde, até agora foram confirmados quatro óbitos em decorrência da doença: três mortes no estado de São Paulo (duas crianças e 1 adulto); e uma no estado de Pernambuco (uma criança). Em nenhum dos quatro casos foi comprovada a imunização contra o sarampo.

O Ministério da Saúde já destinou, 1,6 milhão de doses extras da vacina tríplice viral a todos os estados, para garantir a dose extra contra o sarampo em todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. Só para os 13 estados que estão em situação de surto ativo de sarampo, vão ser destinadas, 960.907 mil doses.

Para a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, a cobertura vacinal é fundamental para a imunização e combate ao avanço da doença em todo o país.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e contagiosa que pode evoluir para complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + nove =