Vacina quadrivalente contra meningite tem nova indicação

Corbis.com

Corbis.com

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a indicação da vacina quadrivalente contra meningite bacteriana para crianças a partir de dois anos de idade. Antes, a imunização contra os sorogrupos A, C, W-135 e Y era restrita a adolescentes a partir de 11 anos.

Segundo o infectologista e pediatra Marcus Safadi, da Santa Casa de São Paulo, até os cinco anos o risco de ocorrência da doença é grande. “Crianças nessa faixa etária têm de 40% a 50% mais probabilidade de contrair meningite. A porta de entrada da bactéria é a boca. Geralmente, nessa idade os pequenos estão em fase de amamentação e têm mania de levar brinquedos até a boca, o que aumenta o risco de contato direto com objetos que podem estar contaminados.”

A enfermidade é bastante grave e pode afetar os infectados pelo resto da vida. O médico ressalta a importância da prevenção: “A meningite apresenta letalidade de 25%. Dos 80% que sobrevivem, boa parte fica com sequelas neurológicas, auditivas e, em alguns casos, motoras”.

A doença meningocócica é transmitida por um grupo de bactérias chamadas meningococos, e provoca inflamação na meninge, membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Pode levar à morte entre 24 e 48 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, que são: fraqueza, febre, dor de cabeça, vômitos e, na sequência, rigidez na nuca. Como são na maioria sintomas inespecíficos, podem facilmente ser confundidos com os de outras doenças mais simples, como viroses.

Por enquanto, a vacina quadrivalente só está disponível nas redes privadas, pelo valor médio de R$140 a dose. O Programa Nacional de Vacinação, que oferece imunização gratuita, prioriza proteger contra as bactérias mais presentes no país. “No caso da meningite, que tem 12 tipos, a que mais causa contaminação no Brasil é a provocada pelo meningococo C, que responde por 80% dos casos da doença (os outros 20% são provocados pelos tipos B, W-135 e Y). Por isso, a vacina meningocócica C é oferecida nos postos de saúde para crianças a partir dos três meses de idade”, explica Safadi.

Em 2012 foram confirmados 5.513 casos de meningite bacteriana no Brasil.

Fonte: Site Dr. Dráuzio Varella
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =