Tumor Cerebral e Dor de Cabeça
O que é um tumor cerebral
Tumor cerebral é uma massa ou um crescimento anormal de células no cérebro. Muitos tipos diferentes de tumores cerebrais existem. Alguns tumores cerebrais são benignos, e alguns tumores cerebrais são cancerosos (malignos). Tumores cerebrais podem crescer primariamente no cérebro (tumores cerebrais primários), ou de neoplasias que podem começar em outras partes do corpo e se espalhar para o seu cérebro, são as chamadas metástases.
Tipos
Existem vários tipos de tumores cerebrais primários como os: Gliomas (astrocitoma, glioblastoma, oligodendroglioma, oligoastrocitoma) Meningiomas, Adenomas da hipófise, Ependimomas, Cistos, Scwanoma, Linfoma primário do SNC.
Sintomas
Existem vários tipos de sintomas que tumores podem gerar dores de cabeça (cefaleias), desmaios ou crises epilépticas, problemas de visão, fala, movimentos. Cada sintoma pode estar relacionado a um tipo de tumor, tamanho ou a sua localização. As manifestações mais típicas são:
- Início recente ou mudança no padrão da dor de cabeça
- Cefaleia que gradualmente se tornam mais freqüentes e mais graves
- Nauseas ou vômitos sem explicação
- Alteração na visão, tal como visão turva, visão dupla ou perda da visão periférica
- Perda gradual da sensibilidade ou movimento em um braço ou uma perna
- Dificuldade com equilíbrio
- Dificulade para falar
- Confusão em questões cotidianas
- Mudanças na personalidade ou comportamento
- Convulsões, desmaios, sobretudo em alguém que não tem uma história de crises convulsivas
- Problemas auditivos
- Distúrbios Hormonais (endócrinos)
Tratamento
Os tumores do sistema nervoso central podem ser tratados através de neurocirurgia, para retirada do tumor. Podem ser tratados também com radioterapia, quimioterapia, terapias hormonais (para adenomas da hipófise). Alguns esquemas de quimioterapia vem sendo utilizados para o tratamento do glioblastoma multiforme como a temozolamida (temodal), e bevacizumab (avastin). Além do próprio tumor cerebral, devem ser tratados os sintomas decorrentes dele como a dor de cabeça, perdas funcionais (força, fala), e epilepsia (crises convulsivas).
Fonte: Artigonal
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!