Previna doenças e amenize sintomas com exercícios para a vista

Astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia também podem ser amenizadas com a prática. (Foto: Getty Images)

Astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia também podem ser amenizadas com a prática. (Foto: Getty Images)

Veja bem

Ao cuidar da visão, não só prevenimos doenças mas podemos melhorar alguns problemas, como astigmatismo (visão embaçada), miopia (dificuldade para ver de longe), hipermetropia (problema para enxergar de perto) e presbiopia (não conseguir focalizar longe e perto). E ainda beneficiamos todo o corpo, como explica Meir Schneider no livro Saúde Visual por Toda A Vida (Ed. Cultrix). Faça estes exercícios diariamente:

  • Sunning – Combate a insônia e melhora o astigmatismo e a miopia. Feche as pálpebras delicadamente e volte o rosto para o sol. Nessa posição, movimente a cabeça de um lado para o outro, girando-a de ombro a ombro por 10 minutos ao dia.
  • Pisca-pisca – Relaxa a vista, aumenta a capacidade de focar detalhes e melhora a presbiopia. Feche e abra, suavemente, uma pálpebra de cada vez. Piscar de 22 a 25 vezes por minuto, de forma delicada e contínua, favorece o relaxamento. Quando os olhos ficarem secos ou doloridos, feche-os por um tempinho.
  • Olhar infinito – Compensa a tensão de olhar algo muito perto e previne catarata. Para melhorar a hipermetropia e a presbiopia, pratique três sessões de 7 minutos cada. Mire as nuvens, os morros ou outros prédios por pelo menos 10 minutos diários. Se você usa lentes corretivas ou óculos, tire-os — isso fortalecerá o sistema visual.
  • Periféricos – Relaxa a visão central, prevenindo glaucoma. Para melhorar a miopia, a hipermetropia e a presbiopia, pratique 20 minutos diários. Prenda um pedaço de papel opaco (2,5 por 5 cm) horizontalmente com fita adesiva na ponte do nariz, de maneira que ele atrapalhe parte da visão. Agora, movimente-se pelo ambiente balançando os braços lateralmente por 3 minutos. Em seguida, troque o papel por outro maior (2,5 por 13 cm) e repita os exercícios. Ao completar 10 minutos, volte para o papel pequeno e observe como ele parece menor que antes.

Se você possui astigmatismo somado a outro erro de refração, primeiro realize os exercícios para melhorar o astigmatismo.

Fonte: Site M de Mulher
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − doze =