Solenidade marca abertura do 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) realizou na noite desta segunda-feira (09), a cerimônia de abertura do 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 1ª Mostra Norte/Nordeste de Experiências na Atenção Básica. A solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho e demais autoridades da saúde no âmbito nacional.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, afirmou que trazer um evento dessa importância para a Paraíba, além de uma honra, é um grande desafio. “Estamos muito felizes em sediar o Congresso e poder contribuir de forma efetiva para mais uma qualificação do SUS. O evento pretende promover uma rica troca de experiências e esperamos que todos os participantes possam aproveitar de forma produtiva todas as palestras, oficinas e cursos que acontecerão durante o evento”, declarou.

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, teve uma importante participação. Em sua fala, ele falou da contribuição do evento para construção do SUS. “Este é um momento muito importante de articulação dos secretários municipais de saúde do Norte e Nordeste. Os principais dirigentes do Ministério da Saúde estão presentes porque entendemos que este é um momento de fortalecer nossos temas de saúde, nossos pactos federativos e definir o que cada esfera governamental faz. Sempre buscando melhor a qualidade do SUS para o cidadão”, explicou.

Já o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, salientou que sediar um evento desse porte é uma conquista para Paraíba, que isso mostra que o Estado, representado pelos 223 municípios, estão buscando e avançando cada vez mais na qualidade da saúde pública ofertada à população. “Precisamos sempre melhorar a qualidade do atendimento do SUS e só se faz isso dialogando e aproximando as três esferas governamentais, e um evento que une os secretários municipais de saúde, que são a base desse sistema, tem uma importância basilar, nesse caminho que é tão importante”.

Também estiveram presentes o Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Cézar Galdino de Araújo, o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), José Fernando Casquel Monti, o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde, Wilson Duarte Alecrim, a Secretária de Sáude do Estado da Paraíba, Roberta Abath.

A noite também contou a apresentação cultural do poeta e escritor paraibano Jessier Quirino. O “contador de causas e histórias” animou a noite e cativou os mais de 2 mil congressistas que assistiram animados sua apresentação recheada de bom humor e do carisma do sertanejo.

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezenove =