SMS de Lagoa Seca inicia ações do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Lagoa Seca, através das secretarias de Saúde e Educação, iniciou na última segunda-feira (18) as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Os trabalhos começaram na Escola Municipal Frei Manfredo, com a participação de cerca de 100 crianças, mas ao todo ocorreram ações em outras 5 unidades da rede municipal de ensino, apenas no primeiro dia de atividades do programa.

As ações, que serão desenvolvidas em todas as escolas da rede municipal, têm como objetivo principal orientar e ensinar os alunos sobre cuidados com a saúde. Profissionais da área vão até os educandários para conversar, de forma clara e objetiva, sobre higiene bucal, importância das vacinas, alimentação saudável e também para medir e pesar os alunos, acompanhando assim o desenvolvimento de cada um conforme a idade.

Durante a primeira ação, o prefeito Fábio Ramalho, que fez questão de participar e de conversar com os alunos da Escola Frei Manfredo, destacou a importância do projeto. “É na escola onde começamos a pensar no futuro, por isso é tão importante cuidar bem das crianças e também mostrar para elas o quanto e como elas podem se cuidar. Além disso, elas são multiplicadoras de tudo que aprendem, então as ações do projeto beneficiam além dos nossos alunos. Temos sempre o objetivo de cuidar bem das pessoas e seguiremos investindo sempre com esse propósito, desenvolvendo ações que melhorem a qualidade de vida do nosso povo”, disse o gestor.

Além do prefeito Fábio ramalho, estiveram presentes o secretário de Saúde, Iran Stênio Barbosa, o secretário de Educação, José Valter Costa, vários coordenadores, além dos profissionais que participam do projeto.

Conforme o secretário de Saúde, Iran Stênio Barbosa, as ações serão desenvolvidas de forma permanente. “O projeto existe há um tempo, mas em nosso município as ações não eram desenvolvidas. A atual gestão está colocando em prática, trazendo para a escola ações que já são desenvolvidas fora dela, como o combate ao tabagismo e drogas, por exemplo. Queremos desenvolver nas crianças a consciência sobre o quanto é importante cuidar da saúde. De forma permanente e rotineira, as equipes estarão a partir de agora visitando as escolas do município, sempre orientando os alunos sobre questões voltadas para a saúde”, declarou o chefe da pasta.

Para o secretário de Educação, José Valter Costa, é importante pensar a educação para novos tempos. “Enxergamos a escola como um local onde é possível ensinar muito mais do que ler e escrever. Pensamos a educação para novos tempos e isso inclui formar multiplicadores e desenvolver a consciência dos alunos sobre a importância de cuidar bem da saúde”, enfatizou.

Ao final da ação, os alunos receberam um kit de escovação, após ouvirem de um dentista a explicação sobre a maneira adequada de escovar os dentes.

Ascom de Lagoa Seca

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =