Segundo dia de atividades do Encontro de Gestores discute Financiamento e Governança

Programação intensa no segundo dia de atividades do ‘Encontro de Acolhimento aos Gestores de Saúde na Paraíba’, evento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e Secretaria de Estado da Sáude (SES-PB), nesta quarta-feira (08). Logo pela manhã foi realizada a 3ª mesa temática que discutiu sobre ‘Financiamento do SUS – Perspectivas e Desafios. Participaram Lenir Santos, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/MS), o presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABRES), Carlos Ocké Reis, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Luzemar da Costa Martins, e coordenando a mesa a gerente de Planejamento da SES-PB, Marta Betânia Duarte.

De acordo com Carlos Ocké o tema abordado é de extrema importância para os gestores, sobretudo com os que estão assumindo agora, tendo em vista o atual cenário de recessão. “Nosso objetivo foi desenvolver uma conversa introdutória de como a economia da saúde aplicada à gestão pode contribuir para a eficiência, equidade e desempenho do sistema, visando a melhoria da qualidade da atenção à saúde. Tudo isso em meio a um cenário de recessão, que por consequência, acaba diminuindo a arrecadação dos estados e municípios, em um momento de mudança do modelo de financiamento, além da também a novíssima discussão sobre a Portaria 204/2007, discussão essa que se propõe a mudar as modalidades de repasse a estados e municípios. Portanto, é salutar situá-los nesse debate, levantando os eventuais impactos sobre o nível de financiamento público no âmbito municipal”, explicou.

Já no período da tarde foi realizada a 4ª mesa temática ‘Governança e Relações Interfederativas’ onde participaram a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, a secretária executiva de Saúde do Estado, Maura Vanessa Sobreira, a representante da CGPASS/MS, Neyde Glória Garrido e o representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Felipe Proenço, que também foi o coordenador da mesa.

Já finalizando os trabalhos teve o ‘Painel da Saúde’ que contou com a participação da representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SGTES/MS), Mayra Kelly Pereira Ramos e representando a Atenção Básica -MS, Rayla Bessa.

Segundo o secretário municipal de saúde de Pedras de Fogo, Anderson Dias, o evento foi importante para situar e dar um norte, sobretudo para os novos gestores. “Este evento além de ter sido muito importante para ajudar os secretários quanto à parte técnica, sobre financiamento, gestão e políticas de saúde. Também serviu para vencer uma falsa ilusão de isolamento e criar pontes, porque muitas vezes o gestor se sente só, mas ele não pode gerir e construir um sistema só. Eu, como novo gestor, estou vivenciando e trocando experiências com outras realidades e outros municípios e isso é muito emponderador”, destacou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =