SBD faz campanha para prevenção do câncer de pele em todo o País

Foto: Corbis.com

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) vai promover uma campanha de prevenção contra o câncer de pele nesse sábado (24/11/2012), das 9h às 15h, em todos os estados brasileiros. Serão disponibilizados cerca de 1500 médicos voluntários para fazer atendimentos e diagnósticos em 144 postos por todo o País.

Como o enfoque da campanha é a prevenção do câncer de pele, os postos credenciados vão oferecer exame clínico gratuito às pessoas que apresentam fatores de risco para a doença. Fazem parte desse grupo indivíduos com histórico de câncer na família; pele, cabelo e/ou olhos muito claros; pintas pelo corpo; sardas na face e/ou nos ombros; feridas que não cicatrizam; pacientes que já sofreram queimaduras provocadas pelo sol ou já tiveram câncer de pele; pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol; e idosos.

O dermatologista Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, recomenda que todas as pessoas que apresentem um ou mais desses fatores façam o exame preventivo. “Vamos analisar se a pele possui alguma lesão. Caso haja, será realizado o exame clínico de dermatoscopia, que permite visualizar mais precisamente a lesão para identificar possíveis sinais pré-malignos. Dependendo do resultado, vamos orientá-la e encaminhá-la para tratamentos específicos”.

O câncer da pele é muito comum comum no Brasil e representa 25% dos tumores malignos diagnosticados. A principal responsável pelo desenvolvimento do tumor é a exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol.

Os tipos mais encontrados são os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide), com incidência mais alta e menos gravidade, e os melanomas, que são menos frequentes e mais graves, devido ao alto potencial de desenvolvimento de metástases.

Para informações sobre os locais que prestarão o serviço, ligue para 0800-7013187 ou acesse www.sbd.org.br.

Proteção contra o câncer de pele

A prevenção primária contra o câncer de pele é feita por meio da proteção contra os raios solares. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a fotoproteção não é feita apenas com filtro solar. “Ninguém utiliza o filtro solar de maneira correta. Para conseguir fazer fotoproteção somente com ele é preciso usar 40 ml do produto a cada uma hora, o que é impraticável, além de caro”, afirma Maia.

O ideal é adotar várias medidas de proteção. Além do protetor, devem ser respeitados os melhores horários para ficar exposto ao sol (até as 10h da manhã e depois das 16h), procurar, sempre que possível, permanecer embaixo de uma sombra, utilizar chapéu, camiseta e óculos escuros.

Como identificar o câncer da pele

Fique atento a sinais como:

  • Crescimento na pele de lesão elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
  • Existência de pinta preta ou castanha que mude de cor ou textura, torne-se irregular nas bordas ou cresça de tamanho ao longo do tempo;
  • Aparecimento de mancha ou ferida que não cicatrize e que continue a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Fonte: Site Dr Dráuzio Varella
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =