Relatório da Unicef aponta queda de 40% na taxa de mortalidade infantil no mundo

Novo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre mortalidade de crianças aponta uma queda de mais de 40% no número de óbitos entre menores de 5 anos desde o ano de 2000 no mundo.

Os dados mostram que de 1990 para 2011, o número global de mortes caiu de quase 12 milhões para 6,9 milhões em várias regiões do mundo.

Segundo as entidades, países de várias partes do globo estão fazendo um rápido progresso nas taxas de sobrevivência infantil, mostrando que é possível baixar a mortalidade significativamente em duas décadas.

Houve progresso em diversas nações, o que mostra que o status econômico não é necessariamente uma barreira para reduzir essas taxas. O relatório aponta que nações pobres como Bangladesh, Libéria e Ruanda; de renda média como Brasil, Mongólia e Turquia; e ricos a como Omã e Portugal baixaram suas taxas de mortalidade entre as crianças menores de 5 anos em mais de dois terços entre os anos de 1990 e 2011.

Estima-se que 19 mil crianças morreram por dia em 2011, 40% no primeiro mês de vida, a maioria por causas evitáveis. Os ganhos na sobrevivência infantil, apesar de significativos, ainda são insuficientes para atingir a Millennium Development Goal 4 que visa reduzir a taxa global de mortalidade infantil em dois terços entre 1990 e 2015.

Apenas seis das 10 regiões mundiais estão a caminho de atingir a meta. As autoridades acreditam que soluções comprovadas precisam ser expandidas para acelerar o progresso na sobrevivência da criança de forma mais rápida e mais abrangente.

Índia e Nigéria respondem por mais de um terço de todas as mortes de menores de cinco de todo o mundo.

Globalmente, as principais causas de morte entre as crianças menores de cinco anos são a pneumonia (18% de todas as mortes de menores de 5 anos), complicações de partos prematuros (14%), diarreia (11%), complicações durante o parto (9%) e malária (7% ).

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/30865/saude-publica/relatorio-da-unicef-aponta-queda-de-40-na-taxa-de-mortalidade-infantil-no-mundo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − onze =