PROVAB 2013 – Dentistas e enfermeiros já podem participar do Programa neste ano

provabOs municípios brasileiros mais carentes de profissionais de saúde vão poder contar, a partir de setembro, com o trabalho de mil e quinhentos enfermeiros e dentistas. A estratégia faz parte do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica do Ministério da Saúde  (Provab). O objetivo do programa é melhorar a formação desses profissionais no Brasil, fazendo com que esses enfermeiros e dentistas conheçam a real necessidade da população brasileira.

A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira, em Brasília, pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales. Ele explica quais são os critérios para a adesão desses profissionais. ”Os enfermeiros são para os municípios que possuem médicos do Provab direcionados para a estratégia Saúde na Escola, em áreas prioritárias, capitais, regiões metropolitanas e população com mais de 100 habitantes. E os dentistas, para os municípios que possuem médicos do Provab direcionados para a estratégia Brasil Sorridente em áreas prioritárias, população rural, pobreza intermediaria e pobreza elevada”, explica.

A aposentada Odete Pena, 70 anos, moradora da Ilha do Combú, no Pará, precisava ir até a capital do estado para receber atendimento médico. Agora, com o Provab , ela comemora a chegada da assistência médica na própria cidade. ”Melhorou muito, porque ele dar o encaminhamento e a gente faz os exames e leva para ele e ele dar o resultado. Mas melhorou muito. Graças a Deus está muito bom”, comenta.

Os dentistas e enfermeiros que aderirem ao Provab também vão se especializar nos serviços essenciais à saúde, como comenta o secretário Mozart Sales: “Todos eles irão realizar especialização em Atenção Básica pelo sistema UnaSUS. Portanto sairão certificados ao final como especialistas em atenção básica. E vão estar sendo adicionados aos recursos humanos já existes hoje nesses programas específicos. Reforçando a atuação dos municípios nessas áreas do Saúde na Escola e no Brasil Sorridente”.

O edital do Provab para enfermeiros e dentistas estará disponível na internet somente a partir de mês julho.

Fonte: CONASEMS
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 7 =