Presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino se reuniu com presidente do Conasems para fortalecimento da gestão no Congresso Nacional em Fortaleza

O Conasems lançou uma estratégia integrada de fortalecimento e qualificação da gestão do SUS, visando primeiramente o encerramento da atual gestão nos municípios e o acolhimento dos novos gestores que tomarão posse em 2017. A estratégia será continuada e estão previstas diversas ações que serão iniciadas no próximo mês. A primeira ação prevista é uma ferramenta construída em parceria com o Cosems Minas Gerais e a UNASUS, contemplando 5570 gestores neste primeiro momento.

A ferramenta foi criada com base nos principais desafios enfrentados no cotidiano da gestão do SUS. Está comtemplado nesta etapa inicial um curso em EaD (Educação a Distância) com conteúdistas e mediadores, distribuídos em quatro grandes módulos tratando das responsabilidades dos secretários municipais de saúde relativas a Lei Complementar 141, responsabilidade fiscal, instrumentos de planejamento e gestão. A concepção da ferramenta prevê usabilidade e capilaridade, visando o acesso do maior número de gestores possível.

Para discutir sobre esse e outros assuntos a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, despachou com o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, na tarde desta quinta-feira (02), dando continuidade à sua agenda de atividades durante o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Fortaleza.

Na pauta também foi discutido o fortalecimento entre os dois Conselhos. Soraya Galdino, que além de gestora também é a primeira vice-presidente do Conasems do Nordeste afirmou que tem como prioridade não apenas a Paraíba, mas toda região.

“Foi muito produtiva nossa reunião. Estamos atentos aos anseios de todos os gestores, sobretudo da região Nordeste. É primordial que Cosems-PB e Conasems estejam afinados para que juntos possamos criar políticas publicas de saúde que venham contribuir com as secretarias municipais de saúde”, declarou.

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, ressaltou que é preciso do apoio e da adesão de todos os cosems nesse momento. “Esse é o primeiro passo de um projeto que será maior. Queremos tutores em todo país, integrado em uma estratégia ampliada de formação, e precisamos da ajuda dos Cosems.”

Também dentro da estratégia de fortalecimento, será entregue na primeira semana de janeiro um Manual para a Gestão Municipal do SUS, junto da agenda do Conasems, para todas as secretarias municipais de saúde do país. O manual já esta sendo construído em parceria com o Cosems Rio de Janeiro e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A diretora do Cosems RJ, Marta Magalhães, ressaltou a experiência do Cosems em sintetizar esse tipo de material, quando ofereceu em 2002 um manual para os gestores do estado. “Queremos que todo gestor tenha um manual na mão. Várias reflexões já foram feitas. O material pretende ser um guia focado par o secretário municipal, que dialogue com a realidade do gestor”.

Para o coordenador do projeto pelo Cosems RJ, Rodrigo Olivera, esse é um produto inédito justamente pela dificuldade de fazer um material que tenha real valor de uso para todos os gestores e em todo país. “Um realidade complexa demanda estratégias múltiplas para ter o alcance desejado. O manual vai ser destrinchado em cartilhas para as equipes de forma mais sintetizada e é focada em demandas reais”. Já foram feitas duas oficinas de validação envolvendo membros da diretoria e presidentes de Cosems, e estão previstas mais duas para ainda esse semestre. Para 2017 o projeto prevê desdobramentos. “Queremos ter um cronograma permanente de videoaulas, dialogando com a estratégia de acolhimento dos novos gestores”, complementou Rodrigo.

Estão sendo discutidas ainda dentro do projeto de fortalecimento, uma ferramenta de acolhimento, nos moldes da experiência do encerramento da gestão, prevendo momentos presenciais e a distância. Foi constituído um grupo de trabalho com indicação do Cosems para validar o processo. Para Mauro Junqueira esse é o momento de ativação da Rede Conasems Cosems, “não irei perder nenhuma oportunidade de concretizar o que prometi na posse da diretoria do Conasems a nove meses atrás”, concluiu o presidente.

Fonte: Conasems e Cosems-PB

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 8 =