Presidente do COSEMS-PB participa do 9º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública

Roseana Meira
Presidente do COSEMS-PB

A secretária de Saúde de João Pessoa e presidente do COSEMS PB, Roseana Meira, estará participando do 9º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública, no Rio de Janeiro que acontecerá nos dias 9 a 12 de Dezembro, com o tema Educação com qualidade e participação.

O objetivo do evento para a saúde de João Pessoa, é fazer um balanço das atividades da Rede em 2012 e discutir as principais pautas e os próximos projetos a serem realizados em 2013, além de processar a substituição de dois membros do grupo de condução.

Roseana Meira, também apresentará um trabalho com o Título da Experiência: POLÍTICA DA REDE ESCOLA JOÃO PESSOA – CONSTRUINDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM PELO TRABALHO, em que tem como com o objetivo de produzir debate junto às instituições formadoras sobre a atual política adotada pela gestão para melhorar a qualidade da atenção e transformar as práticas de saúde, bem como definir novas bases de cooperação para a aprendizagem pelo trabalho.

O que é a Rede Escola

É um movimento que articula o conjunto das Instituições de Ensino ( IE´s) do município, equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, profissionais da atenção e aprendizagem permanente, uma “Rede de Serviços Escola”. Reunindo todos os autores (docentes, estudantes e profissionais das equipes), busca planejar, pactuar e acompanhar as atividades e pesquisas desenvolvidas nos cenários de aprendizagem, objetivando, principalmente, a transformação das práticas, e da organização dos serviços de saúde, e contribuir para a ordenação da formação de profissionais para área de saúde, conforme o Art. 200 da Constituição Federal de 1988.

A Rede

A Rede, composta de 45 escolas e centros formadores dedicados à formação em saúde pública, é um espaço de diálogo permanente entre essas instituições de ensino no Brasil. Ela está comprometida com uma cultura de cooperação, construção compartilhada e circulação de conhecimentos, além do desenvolvimento de competências no interior do sistema de saúde e da própria Rede.

Por Maíra Nunes
COSEMS-PB
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + sete =