Pesquisa visa à criação da “pílula do exercício”

Substância testada em ratos consegue benefícios da atividade física intensa, como perda de peso e de colesterol, mas sem esforço. Foto: Corbis.com

Um estudo publicado recentemente investiga a chance de, no futuro, conseguirmos tomar pílulas que substituam o exercício físico em seus benefícios à saúde.

Esta semana, a revista “Nature Medicine” publicou um trabalho do Instituto de Pesquisa Scripps, na Flórida, que informa sobre uma substância que aumentou a ativação de uma proteína chamada REV-ERB em ratos obesos. A proteína é conhecida por controlar parcialmente o relógio biológico dos animais. Os roedores que tiveram o composto injetado perderam peso, mesmo com uma dieta rica em gordura, além de melhorar seus níveis de colesterol.

Inesperadamente, os ratinhos tratados também começaram a utilizar mais oxigênio ao longo do dia e gastaram 5% mais energia que ratos que não receberam a substância, apesar de não exercitarem-se mais que os demais ratos. Na maioria dos casos, os ratos testados eram fisicamente mais preguiçosos e inativos do que tinham sido antes das injeções. A droga, ao que parecia, dava o efeito de um treino, porém sem o esforço.

A droga “certamente parece agir como uma imitação de exercício “, disse o co-autor Thomas Burris, agora o presidente do departamento de ciência farmacológica e fisiológica na Escola St. Louis University of Medicine, ao “New York Times”.

Fonte: http://www.portaldoconsumidor.gov.br 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =