Paraibano André Bonifácio é indicado ao Cargo de Secretário da SGEP/MS

André bonifácio

O novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta quarta-feira, 19, em Brasília, o nome de André Bonifácio como indicado ao cargo de Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde – SGEP/MS. O ato aconteceu durante a 1ª Assembleia da CIT de 2014, que reuniu secretários de Estado da Saúde de todo o país. Entre os presentes, estiveram Carlos Gadelha (SCTIE), Jarbas Barbosa (SVS), Helvécio Magalhães (SAS) e Mozart Sales (SGETS), secretários que compõem a nova equipe do ministro.

André Bonifácio disse estar honrado com a indicação para trabalhar como Secretário da SGEP. “Trabalhar na SGEP implica uma perspectiva de participar não só da gestão e junto às Secretarias Municipais de Saúde, mas também, de estar efetivamente nas discussões sobre a implantação das políticas de saúde, já que é um setor que está diretamente ligado aos movimentos sociais”.

O Secretário terá um novo desafio pela frente, já que compete a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), e de sua equipe, formular e implementar a política de gestão democrática e participativa do Sistema Único de Saúde – SUS, fortalecendo a participação social. Entre outros, a SGEP também é responsável pela articulação das ações do Ministério da Saúde referentes à gestão estratégica e participativa, com os diversos setores, governamentais e não-governamentais, relacionados com os condicionantes e determinantes da área saúde. A SGEP apóia o processo de controle social do SUS, para o fortalecimento da ação dos conselhos de saúde; e promove, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde – CNS, a realização das Conferências de Saúde e das Plenárias dos Conselhos de Saúde, com o apoio dos demais órgãos do Ministério”.

 Para a Presidente do Cosems/PB, Soraya Galdino, a indicação do Secretário não foi uma surpresa, tendo em vista que ele já vinha executando um trabalho qualificado no Ministério da Saúde, enquanto Diretor do Departamento de Articulação Interfederativa (DAI). “É uma alegria, para nós, ter uma pessoa como André Bonifácio a frente da SGEP, defendendo um SUS inclusivo e de qualidade”, afirma Soraya, que não deixa de ressaltar o fato do Secretário ser um representante também do estado da Paraíba. “Sabemos que André sempre esteve presente nas discussões em pró dos municípios, entendendo as dificuldades que eram apresentadas pelos gestores municipais, além do que, é sempre bom ver um conterrâneo nos representando”, explica a Presidente, parabenizando o Secretário.

Por: Sayonara Rodrigues

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 18 =