OMS diz que mundo tem 15 milhões de nascimentos prematuros ao ano

Este sábado (17) é o Dia Mundial da Prematuridade.
(Foto: Corbis.com)

Aproximadamente 15 milhões de bebês nascem de forma prematura (antes de 37 semanas de gestação) a cada ano no mundo, o que representa mais de um a cada dez bebês, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados nesta sexta-feira (16), véspera do Dia Mundial da Prematuridade.

“Há no mundo 15 milhões de bebês prematuros, dos quais um milhão morre a cada ano”, declarou a diretora do departamento de Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da OMS, Elizabeth Mason, durante uma coletiva de imprensa.

O nascimento prematuro é a principal causa de mortes de bebês em suas primeiras quatro semanas de vida no mundo, e a segunda causa de morte, depois da pneumonia, em crianças menores de 5 anos.

“Sessenta por cento (dos casos de prematuros) se encontram na África e no Sul da Ásia”, indicou Mason. Nos países mais pobres, em média, 12% dos bebês nascem prematuros, contra 9% nos países com renda mais elevada. A taxa de sobrevivência também apresenta desigualdade segundo a riqueza dos países.

Para a OMS, é um “problema global”. Os 10 países com as maiores taxas de partos prematuros são Índia, China, Nigéria, Paquistão, Indonésia, Estados Unidos, Bangladesh, Filipinas, República Democrática do Congo e Brasil.

A OMS enfatiza que em quase todos os 65 países que apresentam dados confiáveis, este fenômeno tem aumentado nos últimos 20 anos. Isto pode ser explicado, de acordo com a OMS, por um aumento do número de mulheres mais velhas que têm seus bebês, e o aumento do uso de tratamentos de fertilidade que leva a maiores taxas de gestações múltiplas.

A OMS estima que parte dos bebês prematuros pode ser salva sem recorrer aos tratamentos intensivos neonatais com, por exemplo, a injeção de esteróides durante o pré-natal nas mães com contrações prematuras.

 

Fonte: Site do Programa Bem Estar
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =